Coordenador detalha planos para a Engenharia Florestal

Brasília, 16 de março de 2021.

Antônio José Figueiredo Moreira é engenheiro florestal formado pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), especialista em Silvicultura Tropical (FCAP), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), e atualmente é pró-reitor adjunto de Assistência Estudantil da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Conselheiro do Crea Pará, este ano ele foi eleito, por unanimidade, para estar à frente da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF), juntamente com Alberico Martins Mendonça (Crea-RJ).

Confira a entrevista com o coordenador sobre as expectativas para este ano de trabalho.

coordenador_CCEEF.jpg
Coordenador Antônio José Figueiredo Moreira

Site do Confea – Dos assuntos tratados no 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quais os que predominam no plano de trabalho da coordenadoria?

Entre os assuntos predominantes, temos a educação a distância, mapeamento, cadastramento, avaliação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), diferenças metodológicas na análise dos cursos.  O funcionamento das Câmaras especializadas e da Comissão de Ética durante a pandemia de Covid-19 também foi discutido, assim como a fiscalização (elaborar novas diretrizes, ampliação do portfólio de normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ampliação na atuação fiscalizadora do Mercado Livre. Outra meta debatida refere-se a ampliar a participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea nas audiências públicas de interesse do Sistema, buscando a consolidação de uma agenda parlamentar de projetos de lei prioritários para o Sistema. 

Site do Confea – Considerando que as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências são caracterizadas por realizações de interesse social e humano, quais grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da coordenadoria em 2021?

O manejo florestal, por ser a temática ambiental que tem sido muito debatida principalmente em se tratando de Região Amazônica. É um tema de grande relevância principalmente devido ao aumento das taxas de desmatamento ilegal e o uso do fogo nessa região, onde o manejador da floresta é acusado indevidamente como responsável por essas atividades que degradam o ambiente. Observamos um desconhecimento da sociedade como um todo sobre o manejo florestal sustentável e, com isso, sua vinculação equivocada aos desmatamentos ilegais no Brasil, em especial na Amazônia. 

Site do Confea – Entre esses itens prioritários, como o senhor pretende coordenar o trabalho, lembrando que o plenário do Confea já estabeleceu as diretrizes e assuntos para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e Comissões de Ética dos Creas – entre eles educação a distância, análise curricular e levantamento de títulos profissionais do Sistema Confea/Crea?

Por meio dos grupos de trabalho, os quais farão levantamentos sobre os itens, que depois serão sistematizados para aprovação. Uma das prioridades também é o Encontro dos Coordenadores de Curso de Engenharia Florestal do Brasil para discussão da proposta de diretrizes curriculares para o curso, proposta essa aprovada e encaminhada a todos pela CCEEF.

Site do Confea – Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais, nestes tempos de pandemia?

Incentivar a modernização das ações fiscalização dos Creas e o incremento dessas ações por meio da criação de mais Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal nos Creas.

Site do Confea – No final de sua gestão à frente da coordenadoria, qual a marca que pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?

O aumento da credibilidade dos profissionais em relação ao Sistema por meio de ações que venham aumentar a participação da Engenharia Florestal no Sistema Confea/Crea. 

Assista à entrevista concedida à TV Confea: 

Calendário
De 12 a 14 de maio, a CCEEF se reúne novamente em Brasília, depois, de 04 a 06 de agosto em Recife e de 24 a 26 de novembro, em Brasília.

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea