Congresso Panamericano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano: de 22 a 24 de abril

Florianópolis, 27 de janeiro de 2011.

Evento busca participação efetiva dos profissionais das áreas tecnológicas na tomada de decisões, planejamento, projeto e execução de obras com sustentabilidade ambiental

“A Engenharia, a Arquitetura e a Agronomia com sustentabilidade ambiental no desenvolvimento das nações” será o tema do Congresso Panamericano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, que acontece em Florianópolis, de 22 a 24 de maio. A promoção é uma parceria do Comitê UPADI de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, Sistema Confea/Crea, Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) e Associação Catarinense de Engenheiros (ACE). O Comitê UPADI é vinculado à Union Panamericana de Asociaciones de Ingenieros.

O Congresso busca a participação efetiva dos profissionais das áreas tecnológicas na tomada de decisões, planejamento, projeto e execução de obras com sustentabilidade ambiental diante dos problemas sociais decorrentes das inúmeras catástrofes naturais; fragilidade das áreas de risco ocupadas pela população, sobretudo no grandes centros urbanos; poucos ou inexistentes planos de uso e ocupação do solo; necessidade de programas de monitoramento das condições climáticas mais eficientes; crescimento das populações e desigualdades sociais e outros.

Conferencistas e pesquisadores estarão discutindo e socializando conhecimentos relacionados as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas na construção das cidades sustentáveis, busca de soluções mais adequadas na ocupação das áreas urbanas e rurais, produção de alimentos, conservação dos recursos naturais e tratamento adequado de resíduos domésticos e industriais. Outro viés será a viabilização de oportunidade de negócios entre profissionais e empresas da área tecnológica.

Confira os eixos temáticos que estarão norteando os debates durante as conferências, palestras e painéis do Congresso:

1. O meio ambiente e as sociedades humanas: desafios da produção de alimentos.

2. As profissões das áreas tecnológicas, a agenda 21 Panamericana e o desenvolvimento sustentável do planeta.

3. A água e a sustentabilidade sócio-ambiental.

4. A energia e desenvolvimento sustentável.

5. Cidades sustentáveis.

6. Alterações climáticas.

Assessoria de comunicação do Crea-SC