Crea-SE destaca importância e papel da Engenharia de Segurança do Trabalho

Aracaju, 13 de abril de 2022.

Das 573 denúncias recebidas pelo Crea-SE de janeiro de 2021 até o momento, mais de 50% estão relacionadas ao não cumprimento das normas de segurança ou a ausência de responsável técnico na execução de obras e serviços. Neste mês de abril voltado  a prevenção aos acidentes de trabalho, o Conselho reforça a campanha, no sentido de conscientizar as empresas para a importância da contratação de  Engenheiros  em Segurança do Trabalho devidamente  habilitados e registrados no Conselho.

Crea em ação orientativa e fiscalizatória voltada para o cumprimento da legislação profissional, sempre visando a valorização profissional e a segurança do trabalho.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no cumulado de 2002 a 2020 Sergipe apresentou 1.775 acidentes de trabalho notificados. Na avaliação de especialistas este número está longe da realidade, levando em consideração que muitos acidentes não chegam a ser notificados.

Ainda segundo a pesquisa de 2012 a 2019, a maior parte dos acidentes foi ocasionada pela operação de máquinas e equipamentos (15%). Em 2020, esse percentual aumentou para 18%. De acordo com estudos, a indústria da construção é responsável pela geração de muitos empregos e participa de forma significativa no Produto Interno Bruto – PIB nacional, porém é o setor que mais tem acidentes fatais, amputações, esmagamento e vários fatores de riscos nas diversas fases do processo construtivo.

Presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

“O profissional de Engenharia em Segurança do Trabalho tem um papel fundamental na garantia de  um ambiente profissional seguro e livre de situações perigosas, evitando que acidentes ocupacionais ocorram na empresa. Além do bem estar dos trabalhadores sua atuação também é significativa  para a sustentabilidade das empresas ao reduzir custos de forma técnica e coerente, ou seja, o papel dos Engenheiros de Segurança do Trabalho dentro das organizações vai muito além de  cobrar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, afirma o  presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira.

Presidente da ASEEST, Romeu Santos

Atualmente, o Crea-SE possui 798 Engenheiros de Segurança do Trabalho registrados em seu Sistema. A categoria é representada na Câmara Mista formada também por profissionais de Engenharia Química, Geologia e Minas. “A Câmara representa um espaço especializado para que os profissionais e empresas se informem, tirem dúvidas e resolvam pendências  no exercício​ de sua profissão e atividades. Estamos trabalhando para termos uma  Câmara Especializada própria, ou seja, uma Câmara pura”, ressalta o presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado de Sergipe (ASEEST), Romeu Santos.

Assessoria de Comunicação do Crea-SE