Crea-SE promove treinamento para conselheiros

Pres. do Crea-SE, Jorge Silveira ao lado de Michele Costa (dir.) e Giucélia Figueiredo (esq.) anuncia lançamento da Carteira Profissional Digital


                                                                                                                          VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO NO FACEBOOK DO CREA-SE

Com o anúncio do lançamento no próximo dia 9 de maio da Carteira Profissional Digital, o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira abriu a programação do VII Encontro Sergipano de Conselheiros que acontece até este sábado na sede do Conselho. “Assinamos convênio com o Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, responsável pela elaboração da carteira. Em maio os profissionais da engenharia, agronomia e geociências passam a contar com esta opção, isso porque continuarão dispondo da carteira física”, explica o presidente.

Conselheiros participam de capacitação e treinamento na sede do Crea-SE


Em seguida, Jorge Silveira fez uma breve explanação sobre a organização administrativa e operacional do Conselho e destacou a importância da realização do VII ESC. “O evento é uma forma de acolher os novos conselheiros que passaram a compor o plenário do Crea-SE em janeiro deste ano. Nesses dois dias de atividade vão conhecer sobre a rotina institucional da função do conselheiro, o que abrange legislação, análise e julgamento de processos. É também um momento de interação com os conselheiros veteranos e com os servidores do Crea”, afirma Silveira.

Diretora do Confea, Michele Costa

 A abertura do VII ESC contou com a presença da diretora do Confea, Michele Costa que, no evento, representou o presidente em exercício do Confea, João Carlos Pimenta. “É muito importante fazer um alinhamento de ações com os novos conselheiros, apresentar o Crea, mostrar como funciona a atividade do conselheiro, como relatar processo, como fazer os encaminhamentos necessários e, principalmente fazer um alinhamento com o Confea. É do Conselho Federal que saem os normativos para serem cumpridos pelos Creas”, ressalta Michele.

Diretora administrativa da Mútua Nacional, Giucélia Figueiredo


A diretora administrativa da Mútua nacional, Giucélia Figueiredo, que no ESC representou o diretor-geral da Mútua, Francisco Almeida, parabenizou o Crea-SE pela realização do Encontro e destacou a atuação do presidente Jorge Silveira em defesa do Sistema Confea/Crea/Mútua. “Temos extremo respeito por Jorge Silveira e o que ele representa para nosso Sistema. Ele representa a compreensão de um Sistema que nós defendemos, um Sistema Confea/Crea e Mútua atuante, presente, combativo que não omite a defender os profissionais e a sociedade. Este é o Sistema que defendemos. Esse é o Sistema que Jorge Silveira representa como modelo de gestão”, avalia Giucélia.

 

Palestrante e engenheiro eletricista Claude Pasteur

No período da manhã, o engenheiro eletricista Claude Pasteur de Andrade ministrou palestra sobre “O papel do conselheiro no Sistema Confea/Crea”. Falou sobre a importância de conhecer a natureza jurídica do Crea para exercer bem a atividade de conselheiro; as responsabilidades da função e foi enfático ao destacar que não existem decisões monocráticas no Sistema Confea/Crea aptas a encerrar determinada fase do processo e gerar penalidades. “O poder dos conselheiros só é exercido mediante decisão colegiada”, frisou o palestrante.

Coord. de Apoio aos Colegiados, Adriana Alves e o coord. de TI, Karlos Edwardo


No período da tarde, os conselheiros ampliaram seus conhecimentos sobre Regimento do Crea-SE; Módulo do Conselheiro no Sitac; análise e julgamento de processos. Os temas foram ministrados pela coordenadora de Apoio aos Colegiados, Adriana Alves e o coordenador de Tecnologia da Informação, Karlos Edwardo.

LGPD e o cuidado com as informações 

Assessor de Estratégia e Gestão do Confea, Alessandro Bruno


O primeiro dia de programação foi encerrado com uma palestra sobre “LGPD no Sistema Confea/Crea”, ministrada pelo assessor de Estratégia e Gestão do Confea, Alessandro Fonseca Bruno.

Fonte: Crea-SE