Joseval Carqueija, engenheiro agrimensor, assume a presidência do Crea-BA

Brasília, 4 de janeiro de 2021.

A posse de Joseval Carqueija, primeiro engenheiro agrimensor a assumir o cargo de presidente do Crea-BA, foi realizada presencial e virtualmente na manhã da segunda-feira, 4/1, a partir da sede do regional. Transmitida pelo https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=RRmbSX601KY, canal do regional, foi acompanhada por 220 participantes e teve 648 visualizações.

Na sessão administrativa que registrou a solenidade, também tomaram posse a diretora-geral da Mútua, Karen Daniela Melo Miranda; o diretor financeiro Anderson Ambrósio e o diretor administrativo Danilo Ferreira, além do conselheiro regional Eder Ramos, engenheiro mecânico.

(da esq. p/ dir.) Ferreira, Eder, Carqueija, Karen e Ambrósio

Entre os participantes, os engenheiros civis Joel Krüger e Paulo Guimarães, respectivamente presidentes do Confea e da Mútua, caixa de assistência dos profissionais dos Creas, o senador Ângelo Coronel (PSD/BA) e o deputado Marcelino Galo (PT/BA), além da promotora de Justiça Luciana Khoury e da conselheira federal pelo Crea-BA, Michele Costa Ramos, engenheira mecânica.

Ao ser empossado por Francisco Alves de Miranda Ramalho Filho, engenheiro civil e de segurança do trabalho, no exercício do cargo de presidente do Crea-BA, Carqueija, como é chamado, reafirmou seus compromissos de desenvolver um trabalho eficiente focado na engenharia pública; valorizar os profissionais registrados e as entidades de classe; assinar convênios com órgãos públicos para dinamizar a fiscalização de obras “numa cidade onde 54% das habitações são irregulares”, admitiu.

Daremos continuidade às Fiscalizações Preventivas Integradas (FPIs), trabalho iniciado há 19 anos, garantiu.

O novo presidente do regional baiano se comprometeu a aproveitar as estratégicas de gestões anteriores e que apresentem resultados positivos e disse que pretende deixar como legado a palavra humanismo. Ele agradeceu os votos recebidos e afirmou: “ser presidente e ajudar o conselho é um sonho que estou realizando”.  

Velocidade, inovação, parceria, visibilidade
Ao saudar o novo presidente, o conselheiro e os novos diretores da Mútua, Joel Krüger desejou sucesso na gestão e lembrou da “importância dos Creas na velocidade e inovações que pretende incrementar em todo o Sistema estando à frente de seu segundo mandato como presidente do Confea”. 

“Nossas respostas serão rápidas, e a inovação não se restringe à tecnologia, inclui a análise de processos e a administração”, garantiu.  

Krüger disse que a fiscalização terá ênfase especial com a criação de uma gerência voltada para a promoção de convênios em nível nacional. Ele também defendeu a unidade de ações: “não somos ilhas isoladas, somos um Sistema, o que implica uma construção coletiva a ser erguida pelo Colégio de Presidentes de Creas".

Trabalhar por uma maior visibilidade do Sistema junto à sociedade também foi compromisso reafirmado mais uma vez por Krüger, que para isso destacou a importância de parcerias com o Ministério Público e órgãos de controle, assembleias legislativas e o Congresso Nacional.  

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea