Mesmo em queda, Lula lidera pesquisa

Brasília (DF), 11 de abril de 2006.

A preferência pelo presidente Lula continua em alta. Foi o que revelou o resultado da pesquisa CNT/Sensus hoje, 11.04. Lula chegaria na frente no primeiro turno com 36,6% da intenção dos  votos, seguido de Geraldo Alckimin com 19,6%.

Em comparação com a pesquisa realizada há dois meses, Lula perdeu espaço para o candidato do PSDB, que teve tímido acréscimo de 3%, confirmou o diretor da CNT/Sensus Ricardo Guedes. O índice de rejeição do presidente teve ligeira queda de 0,1%. Em fevereiro, Lula estava com 35,8% e, em abril, 35,7%.

A estabilidade econômica e da moeda têm ponto positivo no atual governo; o aumento do salário mínimo acima da inflação e os benefícios e programas sociais federais contribuem para superar a avaliação negativa do presidente, que fechou em 37,6%.

Os escândalos políticos e o episódio de violação do sigilo bancário de Francenildo Costa também foram pesquisados e fizeram aumentar o número de intenções de votos indecisos, nulos e brancos: de 50,4%, em fevereiro, passaram para  56,8% em abril.

A pesquisa ouviu 2 mil entrevistados entre 3 e 6 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Por Cibele Abreu
Da equipe da Acom