Construction Expo 2013 tem o apoio do Confea

São Paulo, 5 de junho de 2013

"Representando os mais de 1 milhão de profissionais da área tecnológica, o presidente do Confea participou da solenidade de abertura da feira internacional de edificações e obras de infraestrutura em São Paulo"

Com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), começou na manhã desta quarta-feira (5/6) a  Construction Expo 2013 - 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, com expectativa de público superior a 25 mil visitantes, segundo os organizadores. Ao lado de autoridades federais e estaduais, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu, prestigiou a solenidade de abertura realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

À plateia formada por mais de 250 representantes do setor construtivo, o presidente do Confea ressaltou a importância dos profissionais da área tecnológica para o desenvolvimento do Brasil neste momento em que a sociedade demanda melhorias de infraestrutura nos aeroportos, estradas, ferrovias, hospitais e no sistema de saneamento básico. “O país precisa da engenharia nacional forte para atender às necessidades da população e para também impulsionar a economia. E todo esse desenvolvimento passa pelo conhecimento dos profissionais da engenharia”, pontuou.

"Presidente José Tadeu destacou que todo o desenvolvimento passa pelo conhecimento dos profissionais da engenharia"

José Tadeu também destacou a relevância da realização de eventos como a Construction Expo 2013 para o aprimoramento do setor. “São eventos como esse que nos permitem refletir a realidade de nosso país, seja do ponto de vista das riquezas e potencialidades de que o Brasil dispõe ou sobre a necessidade de se atender às demandas da população. Por isso, é tão importante defender uma política pública de Estado que viabilize o crescimento necessário.”

 

 

Cadeia da construção com foco no desenvolvimento nacional
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) aponta que até 2017 devem ser iniciados, estar em andamento ou ser concluídos projetos com valor estimado de R$ 1,6 trilhão. São cerca de 8.948 obras e projetos em todo o país. Considerando este contexto de investimentos na área de infraestrutura, o presidente da Sobratema, Afonso Mamede, chamou a atenção dos participantes da solenidade de abertura da Construction Expo 2013 para o fortalecimento do setor de engenharia a fim de que funcione como ferramenta para o avanço tecnológico nacional. “Acreditamos no desenvolvimento das tecnologias como forma de fortalecer a engenharia brasileira. Essa é a nossa principal missão: integrar todos os segmentos da cadeia construtiva, promover tecnologias e levar informações para os profissionais. Nesse sentido, a feira é uma mostra da engenharia de excelência, onde promovemos desde tecnologias que auxiliam na segurança dos profissionais até tecnologias que estimulam a competitividade do mercado”, afirmou o representante da empresa organizadora do evento.

Agenda positiva da construção civil 
Atento à retomada do crescimento da economia, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Sergio Watanabe, reforçou a importância de se discutir o desenvolvimento do setor. “A cadeia construtiva precisa resgatar sua agenda positiva para atender às demandas do país. É por meio da construção civil que a economia voltará a crescer. Por isso, é importante que haja unidade entre as entidades e empresas”, ressaltou Watanabe.

"Mais de 250 pessoas, entre autoridades federais e representantes de entidades ligadas à construção civil, participaram da abertura da feira"

Sobre o papel dessas instituições que compõem a cadeia construtiva no Brasil, a coordenadora geral da Secretaria Nacional da Habitação e do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, Salette Weber, disse que entidades e empresas têm uma grande responsabilidade em dialogar com o governo a respeito de medidas de modernização. “Levem propostas ao Estado. Formalizem iniciativas capazes de serem realizadas e que funcionarão como soluções ágeis. A partir da Construction Expo 2013, por exemplo, poderão sair vários encaminhamentos para o governo em prol do desenvolvimento do país”, sugeriu Salette, na ocasião representando o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.


A Construction Expo 2013 reúne até o próximo sábado (8/6) mais de 330 expositores, entre construtoras e entidades internacionais e nacionais, como o Confea. Visite o estande do Conselho no Pavilhão 1, Rua B, nº 9. Mais informações no site www.constructionexpo.com.br.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea