Salvador (BA), 30 de outubro de 2025.
O presidente do Crea-BA, eng. Joseval Carqueija, recebeu nesta quarta (30), os representantes da , Second Harbor Engenharia do Brasil (SHEC BR), empresa da China Communications Construction Company (CCCC), responsável pela construção da maior ponte da América Latina, que vai ligar Salvador à Itaparica. O Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica (SRPSI) é uma concessão patrocinada (PPP) cujo objetivo é implantar, operar e manter um novo vetor de conectividade entre Salvador e a Ilha, reduzindo drasticamente as distâncias e os custos de deslocamento atuais feitos por ferry e vias alternativas longas.

Os engenheiros que participaram da reunião, apresentaram o projeto e destacaram os principais pontos de atenção do projeto que tem prazo de execução de cinco anos, contados de junho de 2026. “Estamos na fase de preparo, que tem duração de um ano e teremos três canteiros, Jequitaia na margem de Salvador, Itaparica e em São Roque do Paraguaçu”, destacou o eng. Xi YongLei, gerente do projeto. O presidente do Conselho destacou a importância da obra para profissionais e para sociedade, “sabemos que essa será uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil, sendo um grande desafio. Estamos aqui não apenas como órgão fiscalizador das atividades que envolvem o Sistema Confea/Crea, mas também para contribuir”, destacou Carqueija.

Com tradução simultânea realizada pelo eng. civil Gustavo Belga, tradutor de Mandarim no Projeto SRPSI, foi possível o diálogo propositivo dos gestores do Crea-BA com a equipe da CCCC, que fez uma primeira visita para apresentação inicial e, a partir de agora, será intensificada, tendo em vista a chegada dos primeiros equipamentos a partir de abril de 2026, “já foi iniciado a construção de equipamentos necessários para o Sistema Rodoviário na China, os primeiros cargueiros chegam a partir de abril e iniciaremos as obras, seguindo cronograma em junho. Precisaremos estar alinhados com o Crea”, reforçou Gustavo.
Durante a conversa, foi questionado aos representantes sobre postos de trabalho. De acordo com Xi YongLei, a maior parte dos profissionais envolvidos, nas mais diversas áreas necessárias, será contratado no Brasil. Neste aspecto, o Crea-BA se colocou à disposição para ajudar na divulgação de vagas aos profissionais.

A ponte Salvador-Itaparica é uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil e vai modificar a realidade socioeconômica de toda a Bahia. Serão beneficiados 250 municípios, com destaque para aqueles do Recôncavo Sul, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador.
Participaram da reunião ainda o chefe de gabinete do Crea-BA, eng. João Bosco Ramalho, o assessor Parlamentar, eng. Pedro Bulhões, o superintendente eng. Luis Paulo Matos, o analista técnico, eng. Eduardo Quadros, e a chefe de divisão de projetos estratégicos, Vanessa Costa. Já representando o consórcio, ainda estiveram os engenheiros Zhan GuanShan, chefe de engenharia, Xiang Liang, chefe-adjunto do departamento de engenharia e Li Zhen, engenheiro calculista.
Vanessa Costa
Assessoria de Comunicação do Crea-BA
