Nova diretoria do Confea assume com boas expectativas

Nova diretoria do Confea disponibiliza sua experiência ao Sistema: colegiado ganha conselheiros estreantes e veteranos
Nova diretoria do Confea disponibiliza sua experiência ao Sistema: colegiado ganha conselheiros estreantes e veteranos

Brasília, 28 de janeiro de 2022.

A nova diretoria do Confea foi definida e empossada nesta quarta (26). Na manhã desta quinta, ela se reuniu pela primeira vez com o presidente Joel Krüger. Remotamente, o conselheiro federal eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho participou ao lado da conselheira federal eng. mec. Michele Costa Ramos e dos conselheiros eng. civl João Carlos Pimenta, eng. agr. Francisco Lira, eng. eletric. Genilson Pavão Almeida e eng. eletric. José Miguel de Melo Lima. “Esperamos fazer uma excelente gestão interna do Confea, valorizando a experiência de cada diretor, em prol do aperfeiçoamento das atividades que já vimos trabalhando e de propostas inovadoras que contribuam para a celeridade e a efetividade dos nossos processos e ainda para a valorização do nosso corpo funcional”, comenta o presidente Joel.

Ao permanecer na vice-presidência do Confea, o engenheiro civil João Carlos Pimenta continuará disponibilizando à diretoria do Confea sua experiência pública, vivenciada junto a entidades empresariais como diretor do Sinduscon-DF e classistas como presidente do Clube de Engenharia de Brasília, além de atividades profissionais na iniciativa privada em diversos estados do país. Mineiro representando o Crea-DF, chega a seu último ano de mandato novamente na vice-presidência do Confea. Pós-graduado em Urbanismo e Saneamento pelo Centro de Engenharia Sanitária da UFMG, é sócio fundador da Associação Brasiliense de Construtores. No Confea, tem participação intensa em debates sobre temas como a nova Lei de Licitações, em diálogo com entidades como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Já diretora no ano passado, a engenheira mecânica e engenheira de segurança do trabalho Michele Ramos ratifica sua experiência bastante proativa no plenário e, anteriormente, no Sistema. “Fui mantida na Diretoria Institucional justamente para tentar dar continuidade ao trabalho do ano passado. Aproximando da Superintendência de integração do Sistema e acompanhando os funcionários. Buscando ser esse elo entre o Confea e as demandas do Colégio de Presidentes e do CDEN. Ajudando a atender às demandas do Sistema e dos profissionais, sob a condução do presidente Joel”, descreve. Representante do Crea-BA, onde coordenou a câmara especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica e integrou a Comissão de Ética, ela tem atuado na diretoria da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), por onde representara o Colégio de Entidades Nacionais (Cden) no Comitê Gestor do Programa Mulher, no Confea, missão a que voltará em 2022, representando agora o plenário da casa. Ela atuará ainda na Comissão Eleitoral Federal (CEF) e na Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp).

Vice-presidente João Carlos Pimenta e diretora Michele Ramos
Vice-presidente João Carlos Pimenta e diretora Michele Ramos


Ao assumir o mandato, o especialista em Engenharia de Irrigação Francisco Lira (Crea-PI) trará para a Diretoria Financeira do Confea a experiência nos setores público e privado, tendo atuado nos governos dos Estados do Piauí e do Ceará, além de superintendente do Regional piauiense. Eleito no primeiro pleito eletrônico do Sistema, Lira considera como principais propostas de seu mandato a luta pelo repasse de recursos das Anotações de Responsabilidade Técnica para as entidades e ainda a federalização do plenário do Confea. Atual presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Piauí (Aeapi) e vice-presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), ele também integrará a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e, como suplente, a Comissão Eleitoral Federal.

A engenharia elétrica foi contemplada por três representantes na diretoria. Representante do Crea-PA, Daniel Sobrinho será o diretor administrativo do Confea. Ele também integrará a Cais e será ainda chanceler do Mérito, mesma atribuição desempenhada por seu pai, o ex-presidente do Crea-PA, eng. civ. João Oliveira Sobrinho. “Será mais um aprendizado para coroar meu mandato que termina esse ano”, diz o conselheiro, que, no ano passado, coordenou a Cais e atuou ainda no Conselho de Comunicação e Marketing, na Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) e na Comissão do Mérito, além de ter atuado nos grupos de trabalho de Obras Públicas, Engenharia de Custos e da Nova Lei de Licitações. Sobrinho tem MBA em Gestão Empresarial e especialização em Distribuição de Energia Elétrica, atuando como empresário na área de projetos e execução de serviços elétricos e de instalações de energia solar voltaica. Tem experiência como consultor e gestor de contratos, atuando em empresas como a Centrais Elétricas do Pará S.A. Foi diretor da Associação Brasileira de Manutenção (Abraman) e conselheiro do Crea-PA por quatro mandatos, além de presidente do Clube de Engenharia do estado e diretor da Febrae, Sinduscon-PA e da Mútua-PA.

Presidente Joel Krüger recebeu a nova diretoria
Presidente Joel Krüger recebeu a nova diretoria


Com vasta formação e atuação profissional como engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, engenheiro de segurança do trabalho, Genilson Pavão Almeida pretende levar para a Diretoria Estratégica sua vasta visão de mundo e do sistema profissional, no segundo ano de seu mandato. Ao representar o Crea-MA na modalidade Elétrica, ele compartilhará um pouco da sua experiência atualmente na General Eletric do Brasil, e que já desenvolveu atuando como perito judicial, professor universitário e engenheiro em projetos e obras industriais no Brasil e no exterior, nas áreas de gás, carvão e ferrovia. É pós-graduado em Ergonomia, Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho e mestre em Engenharia de Telecomunicações. Genilson Pavão Almeida será titular ainda da Cais e da CEF.


Também em seu último ano de mandato, José Miguel de Melo Lima trará para a Diretoria de Controle sua experiência acumulada nos dois primeiros anos de exercício da função de conselheiro federal, agregada à sua bagagem profissional. Representante do Crea-CE, especialista em Redes Digitais e com MBA em Gestão Empresarial, atua como empresário, após ter vivenciado a experiência de, durante décadas, lecionar na rede estadual de ensino e ainda atuar no serviço público (Teleceará) e empresarial (Telemar e OI). No Crea-CE, José Miguel foi conselheiro representando o Sindicato dos Engenheiros (Senge-CE) e o Clube de Engenharia do Ceará (CEC). Ele também ocupou a cadeira de 2º vice-presidente, em 2014, integrou a Comissão Eleitoral Regional e o Conselho de Ética e coordenou a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica. Em 2022, atuará no Confea também na Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) e na CEF.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea