Sistema Confea/Crea ratifica adesão ao selo Pró-Equidade de Gênero


Brasília, 20 de abril de 2016.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) ratificou a sua adesão ao selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, que está na sexta edição, na semana passada. A cerimônia de assinatura do termo de compromisso foi realizada no Centro de Eventos Brasil 21. A adesão ao Programa é voluntária e pactuada entre a direção da empresa e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Dentro do Sistema Confea/Crea, essa nova postura institucional, a fim de fomentar a igualdade de gênero e raça e de eliminar todas as formas de discriminação no mundo do trabalho, também foi formalizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), que foi premiado com o selo nas últimas três edições e aderiu ao programa em 2009, e pela Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), o braço social do Sistema, que assinou termo de compromisso para aderir ao programa nesta edição.

"Ana Constantina e a ministra Eleonora Menecucci"

O Confea foi representado na cerimônia pela ex-vice-presidente Ana Constatina Sarmento, que repassou ao presidente José Tadeu  o termo de compromisso da adesão do Confea à sexta edição do selo Pró-Equidade. Saiba mais sobre as ações do Confea para se adequar ao Programa.

Sobre o Programa
Lançado em 2005, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). O Programa tem como objetivo difundir novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combater as dinâmicas de discriminação e desigualdade de gênero e raça praticadas no ambiente de trabalho, assim como promover a igualdade de gênero e raça no que diz respeito às relações formais de trabalho e à ocupação de cargos de direção.

O Programa é coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), com apoio de 16 Núcleos de Estudo de Gênero de Universidades.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea