Alair Gomes Camargo

Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1977; Licenciado em Física pelo Instituto de Matemática e Física da UFG, em 1978; Licenciado em Graduação de Professores pela UFG, em 1979

Nascimento: Goiânia (GO), 8 de fevereiro de 1953
Indicação: Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO)


Muito antes de ser engenheiro eletricista, Alair Gomes Camargo já havia identificado sua vocação – a de professor – que mais tarde viria a ser conciliada com a titulação acadêmica. 

Ainda no secundário, atual ensino médio, dava aula particular e era instrutor plantonista de Física. Nos anos 1970, foi professor colaborador na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde também cursava Engenharia Elétrica e Física.

Tanto esforço rendeu ao jovem o segundo lugar no ranking de melhores formandos de Engenharia Elétrica em 1977. Em janeiro do ano seguinte, foi convidado a ser professor na área de Engenharia da UFG. “Eu adorava dar aula, estudava seis horas por dia para isso”. Em setembro, uma nova oportunidade: passou no concurso para professor do Departamento de Engenharia, hoje Escola de Engenharia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

De lá para cá, são 41 anos lecionando na área de Instalações Elétricas da graduação de Engenharia Civil da instituição, onde colaborou ainda para a criação do curso de Engenharia Elétrica, que teve a primeira turma em 1999. “Também propus o projeto de implantação da disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos e foi aprovado”, conta com orgulho o responsável por ministrar essa temática na universidade. 

Paralelamente à docência, foi engenheiro eletricista na Companhia Energética de Goiás (Celg). “Era um prazer trabalhar na Celg porque era uma atividade extremamente técnica, eu estudava muito. Foi lá onde eu aprendi a profissão de engenheiro eletricista na prática”. Estudava tanto que passou a ser colaborador do setor de treinamentos. “Ser multiplicador de conhecimentos era engrandecedor e foi o que me tornou mais capacitado”.

No Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) foi conselheiro suplente entre 1979 e 1982, quando a instituição ganhou sede própria. O nome de Alair figura na lista de membros do plenário, exposta na placa fixada no prédio em outubro de 1980. “O Crea é a nossa segurança profissional na medida em que a ART, a Anotação de Responsabilidade Técnica, funciona como contrato de serviço. Também é ferramenta de proteção para a sociedade, pois dá garantia de que o serviço é feito por responsável técnico”.   

Dentro da rotina profissional de quase meio século, o professor de Engenharia reserva ainda tempo para hobbies, como pescaria e corrida. Maratonas já foram mais de 20. Entre elas, a de São Silvestre. A coleção de medalhas comprova a paixão pelo esporte praticado com o filho, engenheiro eletricista também. 

Em 2019, mais uma medalha. Desta vez, o prêmio é um reconhecimento do Sistema Confea/Crea pela trajetória de Alair na Engenharia, especialmente por contribuir para a sólida formação de engenheiros.   
  

Trajetória profissional

Professor de Matemática do 2º Grau (1973) e de Física no Supletivo de 2º Grau (1974) no Colégio Carlos Chagas, em Goiânia; Monitor de Física do Departamento de Física da UFG (1975); Monitor de Medidas Elétricas do Departamento de Eletromecânica da Escola de Engenharia da UFG (1976); Professor de Eletromecânica Geral e Eletrificação Rural e Conversão Eletromecânica de Energia do Departamento de Eletrotécnica da Escola de Engenharia da UFG (1978-1980); Na PUC Goiás, professor da área de Instalações Elétricas do Departamento de Engenharia Civil (desde 1978) e coordenador de estágio; No 2º Grau do Colégio de Aplicação da UFG foi coordenador da área de Eletricidade - Habilitação Básica (1979) e foi professor de Física e de Habilitação Básica em Eletricidade (1980); Conselheiro suplente do Crea-GO (1979-1982); Engenheiro eletricista da área de Proteção e Medição de Sistemas Elétricos de Média e Alta Tensões das Centrais Elétricas de Goiás – Celg S.A. (1980-1985); Engenheiro da Superintendência da Empresa Brasil Central de Engenharia Ltda. – Embrace, onde implantou Sistema de Processamento de Dados e foi coordenador da superintendência (jan/1986) na área Administrativa e Financeira, tendo liderado a execução de 23 obras, também foi diretor administrativo e financeiro (mar/1989) e engenheiro responsável por cinco obras.