Antonio Nunes de Miranda

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1969; Mestre em Mecânica dos Solos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 1972; Doutor em Mecânica dos Solos pela Colorado State University, EUA, em 1988
Nascimento: Fortaleza (CE), 14 de junho de 1946
Indicação: Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Ceará (Abenc/CE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE)


“As minhas brincadeiras de infância passavam pela construção de estradas em nosso quintal.” 

Assim o engenheiro civil Antonio Nunes de Miranda explica como a profissão sempre esteve em sua vida. “Eu me ocupava mais com a construção das estradas do que brincar com os carrinhos. Usava cinza de carvão para pintar, imitando o asfalto, as rodovias que criava com o resto de saibro de uma obra. ” Assim, o lúdico sempre teve como companheira a engenharia, certamente essa combinação tornou quase orgânica a escolha pela profissão.

Formado em pleno milagre econômico, no ano de 1969, deixando de lado várias propostas de empregos, Antonio optou pelo mestrado em Geotecnia na PUC-RJ. “No final do primeiro ano, quando voltei para férias em Fortaleza, ainda como estudante, encontrei meus colegas de turma já despontando como profissionais reconhecidos. Cheguei a questionar se havia feito a escolha correta. Hoje posso dizer que sim, na Geotecnia, um ramo da engenharia que reúne conhecimentos teóricos complexos e cálculos elaborados com um íntimo contato com a natureza. É onde gosto de estar”. 

Há mais de 50 anos, Antonio Nunes de Miranda dedica sua vida à engenharia, inclusive por meio do magistério. Sua vida profissional, que começa em 1966 como Auxiliar de Engenheiro da Cia. Docas do Ceará, foi prosseguida, após o mestrado, como Engenheiro Responsável pelos Laboratórios de Solos e Setor de Projetos de Solos da empresa Geotécnica S.A. no Rio de Janeiro. Em 1974, retornando ao Ceará, cria a Geonorte - Engenharia de Solos e Fundações, da qual foi diretor e responsável técnico até 1984, quando se afastou para cursar o doutorado em Mecânica dos Solos na Colorado State University, nos Estados Unidos.

Após o doutorado, em 1988, agora com dedicação exclusiva, retomou o magistério na Universidade Federal do Ceará, onde havia ingressado em 1974, vindo a atingir o último escalão do magistério como Professor Titular de Mecânica dos Solos. Na UFC, foi Diretor do Centro de Tecnologia e do Campus no Cariri, hoje Universidade Federal do Cariri, participou como coordenador técnico do Plano Estratégico Ceará 2050, em parceria com o Governo do Ceará, e desde 2015, é Presidente do Conselho Curador. Em 2018, tornou-se membro da Academia Cearense de Engenharia, da qual só participam pessoas que pautaram suas vidas pela ética, além de utilizarem seus conhecimentos multidisciplinares na realização de trabalhos inovadores e de qualidade, com a correta utilização dos conhecimentos da Engenharia.

Como pesquisador dedicou-se ao estudo dos solos não saturados tendo desenvolvido o programa UNSTRUCT, que recebeu menção honrosa do Ministério da Educação no Concurso de Software para Instituições de Ensino Superior. É autor e coautor de vários livros e de um grande número de artigos técnicos e científicos em sua área de trabalho. Na administração pública foi subsecretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará e Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará. 

Também é autor de livro, que vai além das obras e dos cálculos que pautam a engenharia.  Publicado neste ano, “Uma Breve Estória dos Umanos”, além de brincar com a grafia, narra a evolução de uma espécie humana, seguindo as hipóteses aceitas pela ciência, intercalando pequenos contos, frutos da criatividade do engenheiro escritor. 

Casado com Maria Inês, pai de cinco filhos, Antonio compartilha que ler e montar seu cavalo da raça campolina, geralmente acompanhado por um dos oito netos, são seus grandes prazeres. Segundo o engenheiro, aos 75 anos, a prática da cavalgada traz doses diárias de coragem e vitalidade para quem não pretende interromper sua vida profissional tão cedo. 

Por essa atuação impecável em prol do seu estado, do Brasil e da engenharia, o profissional agora tem em seu vasto currículo a mais alta condecoração do Sistema Confea/Crea por meio das Honrarias do Mérito no ano de 2021.

Trajetória profissional


Engenheiro responsável pelos Laboratórios de Solos e Setor de Projetos de Solos da filial de Guanabara da firma Geotécnica S.A. (1971-1972); Diretor e Responsável Técnico da firma Geonorte (1974-1983) com atuação em todo o Nordeste;  Consultor em Segurança de Barragens do Ministério da Integração Nacional (2004-2014), participando da implantação do sistema de Segurança de Barragens no Brasil, com redação de manuais e intensa participação no treinamento de técnicos em todo o território nacional, proferindo 25 cursos, atividade que continua exercendo como professor de cursos da Agência Nacional de Água. Como Consultor Independente tem trabalhado em projetos e execução de barragens, fundações, contenção de encostas e escavações, drenagem de subsolos de edifícios e obras em geral, com atuação em todo o Brasil, desde 1989.