Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp)

Fundação: 1944 
Localização: São Paulo (SP)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP)

Uma das principais vozes da Agronomia brasileira, a Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) receberá uma das menções honrosas do Sistema Confea/Crea nesta 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Criada como Sociedade Paulista de Agronomia, passou a ter sua denominação atual a partir de 1970, buscando discutir questões trabalhistas, profissionais, sociais e econômicas do setor. Ao longo desses 74 anos, defendeu bandeiras como receituário agronômico, salário mínimo profissional e equiparação salarial no serviço público estadual.


“Temos uma representatividade bastante atuante, forte, participamos de vários conselhos municipais e estaduais e da presidência de diversas entidades. Contamos no quadro associativo com pessoas de extrema importância para a agricultura do país. Além disso, somos a única entidade pura da categoria dos engenheiros agrônomos no estado, ouvida junto a entidades correlatas e instituições de pesquisa como a Esalq”, define o presidente, Ângelo Petto Neto. “Também temos uma participação muito forte no Crea, onde temos seis vagas de conselheiros”.


Também presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Ângelo Petto destaca a proeminência de alguns sócios, como o conselheiro federal Daniel Salati, o diretor administrativo em exercício da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, Ricardo Veiga, e ainda o Diretor de Educação do Crea-SP, Valdemar Antônio Demétrio. Ele próprio ex-vice-presidente do Regional, Petto ressalta ainda que, entre seus 11 mil sócios, vários foram e são secretários de Agricultura, em nível estadual e municipal. Até mesmo os ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e Luís Carlos Guedes pertencem aos quadros da entidade. Outros nomes de destaque são o do ex-vice-presidente do Confea Antônio Roque Dechen e do sócio remido Fernando Penteado Cardoso, baluarte da Agronomia brasileira.


Fundada em 7 de outubro de 1944, a Aeasp tem como missão: “Defender e valorizar a Agronomia e o Engenheiro Agrônomo, em consonância com as entidades parceiras e afins, sempre com o compromisso de promover o associativismo, a cidadania, a ética e a sustentabilidade ambiental”. A entidade possui sede própria, ocupando um décimo andar da Rua 24 de Maio, no Centro paulistano. A partir de 2018, ela passa a integrar o Colégio de Entidades Regionais do Estado de São Paulo – CDER. Para o mandato 2018-2020, assumirá a presidência o engenheiro agrônomo João Sereno Lammel, eleito consensualmente em chapa única.


A entidade possui metas como: “congregar e representar, no âmbito estadual, as classes agronômicas e de outros profissionais de ciências agrárias de nível superior abrangidos pelo Sistema Confea/Crea para a defesa de seus direitos e prerrogativas; promover a valorização profissional, através do pleno exercício da profissão de engenheiro agrônomo e de outros profissionais de ciências agrárias de nível superior; propugnar pela elevação do nível cultural e técnico do engenheiro agrônomo e de outros profissionais de ciências agrárias de nível superior e pela participação ampla e decisória da classe agronômica na solução dos problemas básicos e correlatos da agricultura e propor aos poderes públicos o estudo e soluções dos problemas agronômicos e dos de ordem agro-sócio-econômicas de interesse nacional”.


Ao promover ainda eventos que apoiam a Agronomia, como o Congresso Paulista de Agronomia, em sua décima terceira edição, e a cerimônia da Deusa Ceres, em alusão à divindade cultuada pelos romanos para a agricultura e a fecundidade da terra, a Aeasp consolidou seu nome além das fronteiras institucionais da engenharia agronômica. O troféu foi criado pelo engenheiro agrônomo e ex-secretário de Agricultura e Abastecimento, à época presidente da Aeasp, Cláudio Braga Ribeiro Ferreiro para valorizar o trabalho dos profissionais da Agronomia. Em 1991, em homenagem ao ex-ministro da Agricultura Fernando Costa, medalhas passaram a homenagear o Mérito Agronômico. E desde 1994, são homenageados os profissionais engenheiros agrônomos ligados à área de paisagismo ambiental, por meio da medalha Joaquim Eugênio de Lima.


“Publicar um informativo periódico” é outra das atribuições estatutárias da entidade, o que é feito, desde 1970, por meio de seu conceituado Jornal da Engenharia Agronômica, o JEA, com uma tiragem bimestral de milhares de exemplares, em mais de 300 edições, e ainda por suas plataformas digitais, site e Facebook.  “São veículos extremamente respeitáveis, consagrados por todos os engenheiros agrônomos de São Paulo”, destaca Petto.


Por essa sua atuação em prol da política agrícola do estado e do país, o presidente da Aeasp credita que a menção honrosa do Sistema reconhece todo esse trabalho promovido ao longo das últimas sete décadas. “O Sistema presta esse reconhecimento, inclusive junto ao Sistema. Altamente significativo”.