Carlos Van

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1958.

Nascimento: 8 de setembro de 1933
Falecimento: 9 de outubro de 1998
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) 

 

Perfil
Homem justo, probo, muito capacitado e focado no que tinha de ser feito. Assim os filhos, Carlos e Cláudio Van, definem o pai quando perguntados das memórias que guardam do homenageado.

Carlos Van foi a inspiração para os filhos tanto no que se refere à formação de caráter quanto à vida profissional.

Os dois escolheram a engenharia elétrica como ofício e honram a semente plantada pelo pai ao compartilhar com eles, ainda crianças, a vivência profissional.

Em 35 anos de profissão, 27 deles Carlos Van dedicou à Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). A Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima foi uma empresa estatal brasileira de transporte ferroviário que cobria boa parte do território brasileiro e tinha sua sede na cidade do Rio de Janeiro. A estatal chegou a ter quase 100 mil funcionários, mas nos anos 1990 passou por um processo de desestatização. Durante 40 anos prestou serviços de transporte ferroviário, atendendo diretamente a 19 unidades da Federação, em quatro das cinco grandes regiões do país, operando uma malha que, em 1996, compreendia cerca de 22 mil quilômetros de linhas (73% do total nacional).

Carlos dirigiu todo o processo de remodelação e instalação dos sistemas de comunicação e sinalização ferroviárias, o que foi considerado obra de especial relevância e expressiva economia para a ferrovia. Em 1988 recebeu da empresa a Medalha e o Diploma do Mérito por sua contribuição para o aperfeiçoamento dos transportes ferroviários, contribuindo para o engrandecimento da empresa e da ferrovia.

O colega de trabalho e engenheiro eletricista Luiz Antonio de Araújo descreve Van como um homem honesto, sério, direto, exigente, mas que também sabia a hora de descontrair.

“Almoçávamos na Associação dos Engenheiros e depois tinha uma sala com mesa de sinuca onde interagíamos com colegas de outras áreas e era nesse momento que lidávamos com um Carlos Van brincalhão”, relembra. Ao falar sobre o legado deixado pelo engenheiro, o colega ressalta a importância de Carlos ter conduzido com sucesso o projeto de Telecomunicações do Programa de Eletrificação do Triângulo Econômico (Peltrec) para a Ferrovia do Aço.

Foram três décadas de dedicação à empresa, interrompidos aos 65 anos, por conta de um câncer, que antecipou a sua aposentadoria. O Sistema Confea/Crea e Mútua presta homenagem a esse profissional que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso país, pelos relevantes serviços prestados à engenharia e à nação. 

Trajetória Profissional 
Engenheiro eletricista da General Eletric Company (1959-1961); Foi admitido na Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima -  RFFSA  (1961), onde ocupou vários cargos, entre eles: supervisão, coordenação e acompanhamento das obras de remodelação do Sistema de Comunicações na Linha do Centro - De Três Rios a Conselheiro Lafaiete (1975-1977); Coordenador adjunto de Telecomunicações do Programa de Eletrificação do Triângulo Econômico - Peltrec (1980-1984); Chefe do Departamento Geral de Telecomunicações (1984); Chefe da Divisão Eletrotécnica, da Diretoria de Engenharia (1985-1987); Chefe do Departamento I de Eletrotécnica da Superintendência de Engenharia (1987-1988).