Cartilha do Confea alerta para os riscos da má qualidade do ar interior

Vitória, 9 de outubro de 2025

A preocupação com a qualidade do ar que respiramos em ambientes fechados é o tema central da Cartilha Qualidade do Ar Interior, elaborada pelo Confea e apresentada durante painel que reuniu engenheiros de diversas áreas no último dia da 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Vitória (ES).

Desenvolvida pela CTQAI - Comissão Temática Qualidade do Ar Interior, a publicação busca conscientizar profissionais e a sociedade sobre a importância de garantir saúde, bem-estar e biossegurança em locais como escritórios, escolas, hospitais, comércios e residências — espaços onde as pessoas passam, em média, mais de 90% do seu tempo diário. A cartilha alerta para os riscos de ambientes sem renovação adequada do ar, que favorecem o acúmulo de dióxido de carbono, umidade e microrganismos, podendo causar diversos problemas respiratórios e agravar a disseminação de vírus e bactérias, especialmente em períodos de pandemia. 

Durante o painel promovido nesta quinta-feira (9), os especialistas ainda apresentaram inovações e tendências do setor. Entre as novidades, destaque para a ActivePure, tecnologia baseada em processo avançado de fotohidrólise (AP) e capaz de inativar vírus transportados pelo ar, incluindo o SARS-CoV-2 (causador da covid-19), o vírus sincicial respiratório (VSR) e o vírus da varíola dos macacos (mpox). Um estudo recente conduzido por pesquisadores da University of Texas Medical Branch (UTMB), em um ambiente controlado, resultou em uma redução expressiva da carga viral em tempo extremamente curto. Foi registrada diminuição de mais de 99,83% de SARS-CoV-2 em apenas um minuto. O VSR passou por inativação superior a 99,98% também em um minuto. Já a mpox teve queda de 99,63% em cinco minutos.

O monitoramento da qualidade do ar interior e o trâmite da legislação relacionada ao tema, como a Lei nº 13.589/2018 (PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de climatização), foram os outros assuntos abordados pelos seguintes painelistas:  

• Eng. mec. Osny do Amaral Filho, membro da CTQAI - Comissão Temática Qualidade do Ar Interior, do Confea) 
• Eng. eletric. Arthur Aikawa, presidente da Brasindoor; 
• Eng. mec. Manoel Gameiro, diretor nacional de venda Ecoquest; 
• Eng. mec. Arnaldo Lopes Parra, da Abrava/SP;  
• Eng. quím. Édler Lins de Albuquerque, pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA; 
• Eng. mec. Aysson Rosas Filho, conselheiro do Confea e coordenador da CTQAI - Comissão Temática Qualidade do Ar Interior.

 

Reportagem: Julianna Curado (Confea) 
Equipe de Comunicação da 80ª Soea 
Fotos: Sto Rei e Impacto/Confea