Cleverson Cabral

“Não importa o que a pessoa tem ou não tem de bem material, sempre terá alguma coisa para nos ensinar.” Para Ingrid Cabral Chiappa, esse foi o principal ensinamento deixado pelo pai, Cleverson Cabral.

Cleverson Cabral

Filho de seu Camelino Cabral, um comerciante que vendia peças de fogão, e de Martha Bretz Cabral, dona de casa, criado em Petrópolis, e aprovado no vestibular, Cleverson foi estudar na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Formado, ganhou uma bolsa da universidade e foi para a Alemanha se tornar doutor. 

O doutorado em jazidas em solos lateríticos permitiu a Cleverson Cabral ampliar seu campo de atuação, como professor na grande área de Ciências Exatas e da Terra; Geociências nas subáreas de Geologia, Especialidade: Metalogenia, e empresário nos setores de fabricação de produtos de minerais não metálicos e indústria extrativista.

Ingrid conta que a partir daí “ele rodava o mundo trabalhando para a Klöckner Pentaplast, empresa multinacional até que chegou  a Nobres,  município do estado de Mato Grosso, para avaliar uma jazida de calcário. Além de gostar da região, ele viu ali boas oportunidades de negócios”.

Tornar-se sócio na Império Minerações Ltda., empresa já instalada na cidade, foi uma questão de tempo. “Aos poucos comprou  ações dos outros sócios até se tornar o único proprietário”, conta Ingrid.

Casado com Avany Zattar Cabral, por 40 anos, com quem teve dois filhos, Ingrid, hoje com 40 anos, formada em Veterinária, e Ralf, filho que faleceu em acidente de carro em 2015, Cleverson se estabeleceu em Mato Grosso. 

Diretor do Departamento de Recursos Minerais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde foi professor por 32 anos, de 1979 a 2011, suas publicações, entre artigos, pesquisas e estudos, levaram à disseminação do conhecimento para discentes e docentes da área acadêmica.

Consciente dos impactos ambientais causados pela mineração, atuou com destaque no  Conselho do Meio Ambiente  de Mato Grosso (Consema) , onde representava a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) de 2020. 

Descrito pelos colegas profissional “extremamente dedicado e engajado nas causas ambientais”, Cleverson Cabral deu nome ao plenarinho da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) onde são realizadas as reuniões do Consema.

“O doutor Cleverson sempre participou ativamente nas questões do Crea”, conta Luiz Henrique Daldegan, engenheiro florestal e conselheiro regional: “ele foi muito importante para a gestão ambiental de Mato Grosso e, como professor, transmitiu seu conhecimento buscando sempre a sustentabilidade”.

Para Mauren Lazz, secretária de Meio Ambiente do estado, “em 20 anos de carreira, o doutor Cleverson sempre esteve com uma postura cordial, sorriso no rosto e defendendo suas posições com muito conhecimento e respeito. Aprendi muito com ele”. 

Em atividade e atualmente com 145 funcionários e ramificações nas cidades de Jangada, Nobres, Mirassol D’Oeste, Paranatinga e Poxoréu (MT), a Império Minerações segue os cuidados com a emissão de poluentes implementados por Cleverson e seguidos por Ingrid, à frente da empresa:  uso de umidificadores, aproveitamento de rejeito, bacias de contenção com separadores de água e óleo e cortinas verdes, entre outros.

Trajetória profissional 
Professor de Geologia Econômica, Microscopia e Beneficiamento de Minério na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (1979-2011); coautor de “Reconhecimento Geológico e Geocronológico do Craton Amazônico na Região Nordeste de Mato Grosso” (2003); Autor de Plano Integrado de Controle Ambiental (1998); de Relatório de Pesquisa (2002); Relatório de Estudo Espeleológico (2003); Programa de Educação Ambiental (2004); Plano dos Trabalhos de Pesquisa, Plano de Lavra (2005); Projeto de Redução na Emissão de Particulados – Processos DNPM 862083 (2005), 862084 (2005-2008),  866352 (2006-2008), 866351 (2006-2008);  Coletânea Geológica – Corretivos MT, artigo técnico (2006);  Avaliação de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental, para a Caraíba Minerações (2007); Projeto de Outorga de Água (2009); Avaliação de estudos e relatórios de impacto ambiental na instalação de hidroelétricas de pequeno porte, de implantação de Incinerador de Resíduos Hospitalares, para a empresa Pascon Projetos, Assistência Técnica e Consultoria Ambiental (2009).