Confea patrocina I Bioinsumos Brasil, em Ponta Grossa (PR)

Brasília, 25 de agosto de 2021.

Com patrocínio do Confea, a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (Feapr) realiza o I Bioinsumos Brasil, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, em Ponta Grossa (PR). O evento gratuito oferece palestras e mesas-redondas que buscam levar aos participantes os resultados de pesquisas de um tema que ainda é novo na agricultura brasileira e promete ser o futuro na área. 

A agenda, que tem apoio do Crea-PR, Mútua-PR e Confaeab, dá ênfase de forma especial ao potencial do mercado brasileiro na área de bioinsumos. A temática foi escolhida conforme as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que lançou em maio deste ano o Programa Nacional de Bioinsumos, o qual visa impulsionar o uso de recursos biológicos no agronegócio brasileiro.

público em palestra no evento bioinsumo, em ponta grossa no paraná

Os debates em torno do tema são fundamentais, segundo o presidente da Feapr e vice-presidente do Crea-PR. “O crescimento do uso desses produtos é de cerca de 28% ao ano no Brasil. Em um futuro próximo, certamente seremos protagonistas no uso de bioinsumos no mundo. Todos terão a ganhar com o uso de uma nova tecnologia”, afirmou o eng. agr. Clodomir Ascari, que abriu a programação do evento, na tarde desta quarta-feira, no Clube Verde.

Presidente da Feapr e vice do Crea-PR, Clodomir Ascari (esq.); secretário de Agricultura de Ponta Grossa, Bruno Costa; presidente da AEACG, Rulian Berger; e o chefe de Gabinete do Confea, Luiz Rossafa

 

O chefe de Gabinete do Confea também chamou atenção para a relevância da tecnologia e do profissional habilitado no meio agrícola. “O exercício da profissão é o resultado do que foi planejado, construído, conquistado pelo labor, saber, pela criação, criatividade, vontade de fazer mais e melhor”, salientou o eng. agr. Luiz Rossafa, representando o presidente Joel Krüger na solenidade.  

Nessa linha, o evento patrocinado pelo Confea demonstra como fazer mais e melhor, “com muito mais tecnologia, de forma mais amigável e respeitosa com a natureza”, como descreveu o chefe de Gabinete. 

Na oportunidade, Rossafa informou ao público que o Sistema Confea/Crea e Mútua vem atuando firmemente contra os atos administrativos infralegais do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e a MP 1040/2021, que trata do Salário Mínimo Profissional.  

Luiz Rossafa

 

Também representando o Sistema Confea/Crea, o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) encaminhou mensagem de reconhecimento aos organizadores do evento. “Parabenizo a Feapr pelo protagonismo em lançar o evento que marca o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias sustentáveis, sendo essencial o conhecimento agronômico”, dizia o texto do eng. agr. Kleber Santos lido pelo cerimonial. 

Transferência de conhecimento

De acordo com o coordenador do evento, Marcos Roberto Marcon, o I Bioinsumos Brasil é uma oportunidade única de transferência de conhecimento, experiências e ricos debates sobre o tema. “É um seminário alinhado com as demandas brasileiras e novas perspectivas mundiais, no intuito de criarmos alternativas para os produtores rurais”, comentou.

Segundo Marcon, não se pode mais pensar em uma bioeconomia distante do agronegócio. “Os bioinsumos são o futuro. Têm capacidade de aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais. Um setor que movimenta milhões de reais anualmente e que traz a possibilidade de ofertar um manejo mais sustentável para as lavouras.”

Presente à cerimônia, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa também falou da relevância das atividades agrícolas para a economia nacional. “Temos um PIB pujante, em que 23% do que se produz é da agricultura, 30% dos empregos diretos são da agricultura e 40% das exportações também são da agricultura. Diante disso, sabemos que há necessidade de que as inovações cresçam cada vez mais, ainda mais no setor de bioinsumos, que tem que servir para o grande, pequeno e médio produtores”, pontuou Bruno Costa, ao lembrar que o governo tem tido um olhar mais atento ao tema, criando leis para que novos bioinsumos possam ser desenvolvidos.

Em 2020, o mercado de bioinsumos movimentou aproximadamente R$ 700 milhões em biodefensivos. Diante de tal crescimento, o Mapa tem buscado desenvolver medidas que possam fortalecer o setor, melhorando a oferta de insumos biológicos, oferecendo suporte técnico e fomentando pesquisas sobre a implantação desse manejo.

Bruno Costa

 

Programação 

Durante as palestras e mesas-redondas serão debatidos temas como: potencial do mercado de bioinsumos, a produção de bioinsumos, o programa nacional, manejo de solos, entre outras temáticas. A programação completa pode ser acessada em agroinformativo.com ou pelo site da Feapr, na aba eventos (https://agronomiaparana.com.br/#/eventos). 

Confea marca presença no I Bioinsumos com estande e publicações técnicas gratuitas para o público 

 

Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua e do governo de Ponta Grossa (PR)

 

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da assessoria do evento
Colaboração: Alisson Medeiros