Crea-ES busca retomada de atividades de Engenharia junto ao MPES

O presidente em exercício do Crea-ES, engenheiro civil Ricardo Guariento, se reuniu nesta quarta-feira (9) com o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) Marcelo Lemos, com o objetivo de redefinir protocolos visando à retomada de serviços e obras de Engenharia de forma gradual e responsável em condomínios no Estado. Foi discutida a possibilidade de flexibilização nas orientações quanto à pandemia apontadas na notificação recomendatória do MPES, divulgada em julho deste ano.

O Crea-ES solicitou ao MPES a criação de novos protocolos que viabilizem a retomada das atividades de Engenharia no Estado, uma vez que os números da Covid-19 indicam queda no Espírito Santo.

O presidente do Crea-ES considerou o encontro, que aconteceu on-line, bem produtivo. "É importante que alcancemos juntos um protocolo que viabilize a retomada das licenças de obras e serviços de Engenharia em condomínios em nosso Estado. E o Ministério Público é um grande parceiro do Conselho neste sentido", ressaltou Guariento.

O promotor de Justiça Marcelo Lemos também concorda com a necessidade de avanço nos protocolos de flexibilização, sempre a partir do entendimento técnico da Secretaria Estadual de Saúde. "O MPES está otimista em relação ao retorno de algumas atividades econômicas neste momento de estabilidade por que passa o Espírito Santo em relação aos riscos da pandemia. E acreditamos ser importante essa aproximação com o Crea-ES, do ponto de vista institucional", salientou.

Os encaminhamentos da reunião serão informados à coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES e dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), Inês Thomé Poldi Taddei.

Assessoria de Imprensa do Crea-ES