Creches municipais de Cuiabá apresentam problemas recorrentes, aponta FPI

Além de problemas detectados pelo Crea-MT, Corpo de Bombeiros Militar constatou inexistência do Alvará de Prevenção Contra Incêndio e Pânico.

Cuiabá, 17 de fevereiro de 2011

Rampas inadequadas, pisos escorregadios, falta de manutenção nos telhados e nas instalações elétricas e hidráulicas são alguns dos problemas recorrentes nas 18 creches municipais de Cuiabá que receberam durante a semana passada a visita da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).

Além dos problemas detectados pelo fiscal do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Adriano Furtado, o sargento Ribas Fortes, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), constatou, em várias creches visitadas, a inexistência do Alvará de Prevenção Contra Incêndio e Pânico. "Para ter o alvará expedido pela Prefeitura de Cuiabá é necessário ter o alvará expedido pelo Corpo de Bombeiros", esclarece. Além disso, o sargento alertou as diretoras das creches para adequação dos locais onde estavam instaladas as centrais de GLP.

A diretora da Creche Municipal Ilza T. Piccoli Pagot, Geyse Ribeiro, afirma que esta é a segunda vez que recebe a visita da FPI. "Procuro atender as solicitações de mudanças com o objetivo de melhorar o local, tanto para as crianças como para os funcionários", disse. A creche, localizada no bairro Jardim Aroeira, tem 78 crianças matriculadas este ano e, ao menos, 50 crianças na lista de espera.

A psicóloga e fiscal do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Rhegysmere Alves, também participou das visitas às creches e realizou um breve questionário com as diretoras, após conhecer as instalações dos locais. Entre as perguntas, a psicóloga fez indagações a respeito de alunos portadores de necessidades especiais, existência de crianças que tenham sofrido violência sexual ou outros tipos de agressões, casos de pais usuários de drogas ou presidiários, e ainda a participação da família nas atividades desenvolvidas pela creche.

Elenice Lopes, diretora da Creche Municipal Padre Armando Cavallo, localizada no bairro 1° de Março, afirma que "com a fiscalização é possível saber os riscos que estamos expostos, já que atendemos crianças pequenas".

Durante esta semana, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) continua esta ação visitando escolas municipais da capital.

Laís Costa
Gecom/Crea-MT