Engenharia e as estratégias para alargamento sustentável de praias

Brasília, 23 de janeiro de 2024.

No cenário de desenvolvimento urbano e crescimento populacional, a discussão sobre o alargamento da faixa de areia nas praias assume grande relevância. Essa prática, muitas vezes associada a intervenções para conter a erosão costeira, levanta questões ambientais, sociais e técnicas que demandam uma abordagem equilibrada e responsável.

Nesse sentido, o Confea ouviu alguns profissionais, entre eles o especialista em Obras de Defesa Costeira, eng. civ. Marco Lyra. Ele explica que o alargamento de faixa de praia ou engorda artificial de praia, tecnicamente conhecido como aterro artificial de praia, é uma obra de engenharia para proteção costeira, para evitar ou reduzir a erosão da linha de costa. A técnica consiste na colocação artificial de areia preferencialmente de mesmo tamanho, densidade e granulometria do material original da praia.
 

marco_lyra.jpg
Especialista em Obras de Defesa Costeira, eng. civ. Marco Lyra


Segundo Lyra, a engorda natural exige novos conceitos na definição de obras de defesa costeira com o objetivo de promover a recuperação de praias. “No ambiente costeiro, os ventos desempenham um papel crucial, indo além da geração de ondas para influenciar as correntes litorâneas. Compreender essa interação é essencial para engenheiros especializados desenvolverem estratégias eficientes na preservação e restauração das zonas costeiras.”, defende Lyra.

Ao ser perguntado sobre a melhor técnica para proteção costeira, independente da solução técnica a ser adotada, ele numera cinco itens: custo de implantação; custo de manutenção; disponibilidade do material; impacto ambiental e durabilidade. “As experiências com obras tradicionais não estão aumentando a capacidade de resiliência da praia. É preciso mudar a concepção dos projetos de engenharia para proteção costeira".

Engorda natural e artificial

O especialista acumula diversas realizações, como a bem-sucedida engorda natural na praia de Marceneiro (AL) após a instalação do dissipador de energia Sandbag. Esta estrutura, enterrada na areia da praia  e flexível, tem como objetivo impulsionar a recuperação do perfil praiano, preservando o contorno natural e não linear da costa. Segundo ele, "após a conclusão da obra, a praia emerge gradualmente, o mar recua ao longo do tempo, a berma natural se forma e a vegetação de restinga retorna, restituindo a beleza da paisagem local".
 

marceneiro.jpeg
Recuperação da vegetação de restinga na Praia de Marceneiro (AL) 


Como exemplo mais famoso de engorda artificial Balneário Camboriú (SC) certamente é a cidade em que essas intervenções ganharam mais projeção devido à grandiosidade da obra. Foram nove meses de obra em 2021, que resultaram em 70 metros a largura da faixa de areia e a praia foi aumentada em toda extensão da orla, que é de 5,8 quilômetros.

toni_foto.jpg

 

De acordo com o engenheiro civil da Prefeitura de Camboriú (SC), Toni Fausto Frainer, foram feitas modelagens matemáticas e simulações, então o projeto é previsto para os próximos 100 anos.  "Paralelo a isso, é feito o monitoramento e toda obra é precedida de licença ambiental, que é fundamental para que ocorra tudo dentro da normalidade”. Ele ainda comparou o alargamento feito nos anos 70, em Copacabana (RJ), com o que foi feito em 2021 em Camboriú. “O volume de areia por dia que eles levaram 15 dias nós fizemos em três. A tecnologia evoluiu muito nessas décadas, possibilitando um alto volume de produção”, comparou. 
 

camboriu.jpg
Registros da obra em Camboriú


De acordo com um levantamento recente da Folha de S. Paulo, entre 2018 e 2023, foram realizadas 24 intervenções de grande porte ou estão projetadas para os próximos anos. Além das engordas de praia, há a construção de espigões, estruturas rígidas perpendiculares à praia para retenção de areia. A demanda crescente por intervenções no litoral brasileiro projeta o uso equivalente a 12 Maracanãs de areia para o alargamento de praias.

Sobre a areia

areia.jpg
.

 

Em 2022, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) publicou um relatório ressaltando a importância de reconhecer a areia como um recurso estratégico. Segundo o documento, a areia ocupa a posição de segundo recurso mais explorado do mundo, logo após a água, com uma demanda anual que ultrapassa 50 bilhões de toneladas. Diante desse cenário, torna-se crucial a administração sensata desse recurso, destacando a necessidade urgente de adotar melhores práticas em sua extração e gestão. 

 

 

 

 

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação com informações da Folha de S. Paulo
Fotos: arquivo pessoal Marco Lyra e Toni Frainer