Engenharia que reduz riscos e danos e salva vidas no céu e na terra

Brasília, 2 de fevereiro de 2026.


Casos de incidentes e acidentes aéreos, apresentados pelo tecnólogo em aviação Lito Sousa, marcaram o encerramento do 15º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua.  Criador do canal “Aviões e Músicas”, no YouTube, com mais de 3,5 milhões de inscritos, sua palestra “Aprendendo com Acidentes: lições da aviação para a engenharia brasileira” trouxe experiências vivenciadas ao longo de quase quatro décadas como técnico em manutenção de aeronaves das principais companhias áreas brasileiras e, por 25 anos, da United Airlines. Um voo em céu de brigadeiro, superadas as adversidades envolvendo o papel da engenharia para preservar vidas e oferecer mais conforto aos passageiros.

 

Especialista em aviação, tecnólogo Lito Sousa apresentou um panorama sobre a importância da engenharia para o setor
Especialista em aviação, tecnólogo Lito Sousa apresentou um panorama sobre a importância da engenharia para o setor



Anunciado pelo presidente do Confea como uma referência nas redes sociais e como um dos mais novos profissionais do Sistema Confea/Crea, o tecnólogo cativou seu público. Falando sobre segurança, riscos, materiais e outros elementos desse universo ainda intrigante para muitos, Lito despertou o público com um rico acervo de dados sobre o cotidiano em terra e nas alturas, como a instalação dos sistemas hidráulicos dos aviões, e ainda sobre situações mais raras, como o ataque por mísseis. Ao final da apresentação, antes das habituais fotos com os participantes, todos assistiram a outro vídeo com o presidente Vinicius Marchese, em um clipe do evento. 

“O risco de um acidente de carro é 54.900% maior do que em avião. Mas comparar segurança de avião com segurança de carro é muito difícil. Em 2023, morreram 72 dos mais de 4.2 bilhões de transportes de seres humanos em aviões comerciais em todo o mundo. A cada 100 mil viagens, a perda de vidas é de 5.5% em automóveis e ônibus; e 3% em moto, enquanto o avião tem 0.01%. A gente quer zero”. Assim, o ex-técnico em manutenção de aeronaves seduziu o público inicialmente, ressaltando ainda a necessidade de internalizar o sentimento de evitar o erro a todo custo que envolve todos os profissionais da aviação.

Entre diversas dicas sobre a prevenção de riscos e o uso de equipamentos como a “tramela”, a alavanca que puxa a “mesinha” do avião, ou o couro de carneiro que reduz os impactos da sudorese dos pilotos; Lito comentou ainda que “a comunicação entre engenheiros e quem executa ações como um ‘checklist’ deve evitar ruídos” ou “é muito importante que, na fase do projeto, o engenheiro converse com quem vai fazer a manutenção”; “o celular, as redes sociais, têm aumentado erros nas indústrias em geral” e ainda: “quanto mais você souber que você é limitado, mais você passa a tomar cuidados”, uma lição para os engenheiros e para todas os demais profissionais e usuários.

 

Público presente ao Encontro de Líderes prestigiou a última palestra do evento
Público presente ao Encontro de Líderes prestigiou a última palestra do evento



Confira como a engenharia melhora a experiência a bordo e reduz os impactos em incidentes e acidentes, segundo o profissional Lito Sousa.
•    A estrutura dos aviões está sendo construída para reduzir os danos aos passageiros no impacto com o solo;
•    O assento hoje não se solta, como ocorreu no acidente da Varig na Amazônia (1989, com 12 mortes);
•    Com o crescimento do tráfego aéreo, os cockpits foram aperfeiçoados; depois do piloto automático (Geração 2), surgem as informações digitais e gerenciadores de voo acoplados (Geração 3); 
•    A 4ª geração de voos comerciais contempla o sistema fly-by-wire (FBW), em que o piloto manipula sidestick (manche) para enviar sinais eletrônicos aos computadores de voo, aumentando a segurança;
•    A 5ª Geração (GTA V/Online) usa a Inteligência Artificial para auxiliar o piloto em casos de emergência;
•    O trem de pouso com três eixos em Boeings 777; 
•    O uso de novas ferramentas para retirar a roda;
•    Ainda no 777, uso de motores mais largos que permitem a passagem de mais ar, economizando combustível.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Sto Rei Produtora