
Brasília, 30 de janeiro de 2026.
Ao longo de dois dias no Centro de Eventos Brasil 21 e na abertura do 15º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, no auditório do Museu da República, ambos em Brasília, toda a organização do evento que prepara as atividades dos fóruns consultivos do Confea ao longo do ano foi bastante valorizada pelos cerca de dois mil participantes. Para chegar a esse sucesso, mantido ao longo de outros eventos como a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), conta bastante a experiência de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas do Confea.

Ela está sempre à frente da organização dos eventos, desde que chegou ao Confea, em 2012. A publicitária Sílvia Girardi se tornou “a cara” da Soea, e é também uma das mais atuantes nos bastidores do Encontro de Líderes e de outros momentos que fazem girar as atividades do Sistema. “Desde novembro”, ao lado de outras pessoas das equipes das gerências de Comunicação, de Eventos, de Assistência aos Colegiados, para citar as áreas mais envolvidas, ela se preocupa em “dar agilidade e segurança ao evento”, como ela mesma diz.

Ao lado do novo gerente de Eventos, Adilson Lara, e do ex-chefe do setor, Marcos Magalhães, e da gerente de Comunicação, Marina Mattus, ela deu continuidade às tratativas iniciadas junto à ex-gerente, Adriana Oliveira, e a toda a equipe da área, formada ainda pela Railda Vasconcelos, Talita Machado, Beto (Alberto Moraes) e contando sempre com a presença dos versáteis Rodriguinho (Rodrigo Brasil) e Jefferson Reis. Assim, projeto, infraestrutura, logística, enfim, toda a organização do evento passa por Sílvia e por essa turma, há dois anos desfalcada pelo Glênio Furtado.
“Acredito que no próximo ele já esteja com a gente”, informa o amigo Marcos Magalhães, que atuou ativamente para a montagem de todos os Encontros de Líderes, durante três anos como chefe do setor de Eventos. “Hoje temos um projeto, um escritório de arquitetura, está muito mais profissional”, comenta. Além das atividades comuns às da Sílvia Girardi, ele e outros colegas assumem também a fiscalização da agência responsável pelos serviços terceirizados. “O maior diferencial desse ano foram os dois locais de evento, são duas logísticas”, acrescenta.

Outra Sílvia, mais identificada com o trabalho de bastidor que desenvolve ao longo do ano com o plenário e todos os fóruns consultivos, é a gerente de Assuntos Colegiados, Sílvia Cunha. No próximo dia 5 de fevereiro, ela terá a incumbência de apresentar à Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) os calendários de atividades e os planos de trabalho propostos pelas coordenadorias de câmaras especializadas para a posterior aprovação do plenário no final do mês. Atribuições compartilhadas com o gerente de Relacionamento com as Entidades, Renato Lisboa, responsável por atuar, no Encontro, junto ao Cden (Colégio de Entidades Nacionais) e ao Colégio de Presidentes (CP).

Ao longo do ano, Sílvia Cunha acompanha de perto as mais de 40 reuniões das coordenadorias, após toda a checagem dos planos de trabalho sugeridos no Encontro de Líderes. “A Ceep dá liberdade para os projetos institucionais das coordenadorias, mas temos que fazer um alinhamento com as propostas que a própria Comissão apresenta como metas nacionais para cada ano. Não é fácil, mas temos que alinhar tudo”, diz, informando que seu trabalho também começa tão logo o Encontro seja aprovado, atuando na organização da documentação e das propostas encaminhadas previamente e ainda junto às propostas da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) e da Comissão de Meio Ambiente.

Também versáteis profissionais do Confea, Alessandra Porto, Bruno Taves e Tarcísio Sales foram destacados para o atendimento no estande da Linha de Crédito de Fomento. Se em anos anteriores Tarcísio e Alessandra podiam ser vistos na organização mais direta do Encontro de Líderes, integrando a Gerência de Comunicação, agora eles estão mais envolvidos com os esclarecimentos e os processos de avaliação e controle ligados aos editais de Patrocínio e de Fomento, este último lançado ainda nesta semana.

“É um edital diferenciado que atende demandas do município, para que as entidades façam o projeto a ser executado diretamente pelas prefeituras. São destinados até 100 mil reais por entidade, em um projeto de infraestrutura, tendo sido viabilizados R$ 10 milhões no total. É o Confea contribuindo para sua função social básica e para o auxílio aos profissionais”, diz Tarcísio, pelo segundo ano ao lado de Alessandra nesta missão. “O pessoal elogia o espaço, gosta bastante da proposta do edital de Fomento porque beneficia os associados da entidade e a própria sociedade”.

Assim, o Encontro de Líderes promove também um grande encontro entre os profissionais da casa, envolvendo outros profissionais da gerência de Relacionamento com as Entidades, como Lidiane Barbosa e Fernando Henriques, e ainda aqueles que estão no dia a dia mais próximos de setores estratégicos do Confea, como os assessores da presidência Fernando Batista, Adriana Kitahara e Eliane Santana, analistas Ana Lúcia Venturini, Wanessa Borges, Érica Tenile, Mônica Lannes, Sabrina Carpentier, Gustavo Mesquita Rodrigo Borges, Frederico Madeira, Airton Viana e Daniel Anchieta de Souza; os assistentes Sandro Garrido e Carlos Alberto de Azevedo; as colegas jornalistas Julianna Curado e Beatriz Leal e ainda os profissionais das redes sociais Nayara Brandão, Luan Lopes, Caio de Azevedo, Layanne Costa, Naan Paim, Helena Pessoa, Camila Simões e os fotógrafos Thalita Sousa e Thiago Sousa, além dos contratados pela agência Santo Rei Produtora e de diversos outros profissionais que circularam pelo Centro de Eventos Brasil 21 e pelo Museu de República, e que certamente serão vistos também na próxima Soea, a ser realizada em Aracaju (SE), de 13 a 16 de outubro.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Thalita Sousa, Thiago Sousa e Sto Rei Produtora
