Hermínio Filomeno da Silva Neto

Engenheiro Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em 1995; Especialista em Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1997; Especialista em Restauro em Ferro pelo Centro Europeo di Venezia Per I Mestieri Della Conservazione Del Patrîmonio Architettonico, em 2001

Nascimento: Recife (PE), 12 de setembro de 1958
Falecimento: Recife (PE), 19 de março de 2019
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE)

Igreja Nossa Senhora do Carmo, Teatro Santa Isabel, Museu da Abolição e Basílica Nossa Senhora da Penha, em Recife. Convento de Santa Tereza e Mosteiro de Nossa Senhora dos Montas, em Olinda. O que essas e diversas outras localidades têm em comum são o fato de serem tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de terem sido restauradas pelas mãos do engenheiro Hermínio Filomeno da Silva Neto. “Recife era a vida dele”, comenta Irajacira Beltrão, com quem Hermínio foi casado por 24 anos. 

De acordo com Irajacira, Hermínio tinha verdadeira paixão pelos monumentos, por cada detalhe das igrejas, e que, em sua visão, restaurar um patrimônio histórico significava preservar a vida. “Na faculdade de Engenharia, aprende-se a construir ou a destruir, e Hermínio era um batalhador da recuperação”, conta Irajacira, ao ressaltar a sensibilidade do engenheiro, que, quando teve a oportunidade, forjou ferro em formato de flor para presentear a esposa. 

Filho de serralheiro, Hermínio primeiro realizou um curso técnico em saneamento básico e depois ingressou na Engenharia, conciliando estudos e trabalho, formando-se aos 37 anos, em 1995. Seis anos depois, passou em um concurso do Ministério da Educação para fazer uma especialização em restauro em ferro na Itália, onde adquiriu todo o conhecimento que aplicou nos monumentos de Recife, aliando a formação em Engenharia à delicadeza do trabalho manual que aprendeu na serralheria do pai.

Outro tema caro a Hermínio era acessibilidade, bandeira que levantava com frequência no plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), na época em que foi conselheiro regional, entre 2014 e 2019. Antes disso, em 2011, Hermínio já havia sido o idealizador do primeiro Camarote da Acessibilidade, espaço destinado às pessoas com deficiência no Galo da Madrugada, famoso bloco de carnaval pernambucano. Desde então, o Camarote da Acessibilidade passou a integrar oficialmente as celebrações.

Vítima da doença, Hermínio frequentava o Hospital do Câncer, em Recife, para sessões de quimioterapia, e sentia vontade de consertar falhas no telhado da instituição. “Ele não tinha como fazer outro curso, tinha que ser Engenharia”, avalia Irajacira. “Hermínio era diferente. Ele tinha uma mágica, levava tudo na brincadeira. Era uma pessoa iluminada. Costumava dizer que o que não era bênção, era missão”, completa a viúva. Hermínio Filomeno da Silva Neto faleceu em 2019, aos 60 anos, deixando uma filha – Gabriela –, de 13, e uma enteada – Rayana –, de 26.  

Trajetória profissional

Instrutor de segurança do trabalho, prevenção contra acidentes e combate a incêndio do Programa Monumenta do Ministério da Cultura; Instrutor de segurança do trabalho e restauro em metais do Centro de Conservação Integrada Urbana e Territorial da Universidade Federal de Pernambuco – Ceci/UFPE (2003; 2005-2009); Instrutor do Curso de Qualificação Profissional de Nível Básico para ofícios da conservação do patrimônio arquitetônico de Olinda, do Programa Monumenta do Ministério da Cultura (2003); Chefe de produção e supervisor de serviços de segurança do trabalho da Soarte Serralheria (2007); Diretor de produção e supervisão local da Serve-Útil Ltda. (2008); Engenheiro residente da J.P.W. Engenharia (2008); Consultor técnico do Centro de Conservação Integrada Urbana e Territorial da Universidade Federal de Pernambuco – Ceci/UFPE na obra da Basílica Nossa Senhora da Penha, de Recife (2008); Técnico em estatística da coordenação de Infraestrutura do Governo do Estado de Pernambuco (2009-2010); Engenheiro coordenador de projetos especiais do Governo do Estado de Pernambuco (2010-2011); Consultor técnico da HCS Construções e Empreendimentos Ltda. (2011-2012); Engenheiro gestor de fiscalização de projetos executivos e obras do Governo do Estado de Pernambuco (2012-2015); Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – Crea-PE (2014-2019); Diretor do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco – Senge-PE; Conselheiro Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pernambuco – Coned/PE (2018-2019).