Carteira Profissional Digital disponível para profissionais do Crea-SE

 

 Lançamento da Carteira Profissional Digital do Crea-SE
Lançamento da Carteira Profissional Digital do Crea-SE

Aracaju, 11 de maio de 2022.


A carteira profissional em versão digital é o mais novo produto disponibilizado gratuitamente pelo Crea-SE aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Lançado na última segunda-feira, o documento de identificação oficial válido em todo o território nacional foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A novidade traz inicialmente como benefícios, a agilidade na solicitação do documento, custo zero para os profissionais e maior economia para o Conselho.

Para solicitar, gratuitamente, a versão virtual, é preciso estar com o registro ativo, a anuidade em dia e ter pagado a última anuidade no Crea-SE.     VEJA AQUI O PASSO A PASSO E BAIXE SUA CARTEIRA DIGITAL

O presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira ressalta que a novidade é fruto dos investimentos que vêm sendo realizados no processo de modernização e inovação no atendimento aos profissionais. Ele destaca a importância do novo produto e pontua os benefícios agregados a versão eletrônica da carteira profissional.

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE

Atualmente, o profissional precisa desembolsar R$ 54 para obter a carteira física. Para adquirir a versão digital não pagará nada. É gratuita. Os custos serão absolvidos pelo Crea. O Conselho também terá uma expressiva economia, mediante a redução de envio de AR (Aviso de Recebimento) pelos Correios. A carteira tem tecnologia  ProID, o que permite um canal de comunicação direto entre o Crea e seus profissionais registrados. Por meio do aplicativo, o Conselho  pode enviar notificações e mensagens individualizadas, ou em massa. "Diminui, também, a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão dos dados”, afirma Silveira.

  Gestor de produto do Serpro, Wellington Adriano Menezes
Gestor de Produto do Serpro, Wellington Adriano Menezes

Segurança
Um dos mais importantes diferenciais da Carteira Profissional Digital é a segurança. “O ProID possui tecnologia exclusiva de códigos bidimensionais criptografados – QR Code Vio – já utilizada pelo Serpro em outras soluções digitais do governo, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O QR Code VIO usa um algoritmo de alta segurança para armazenar e codificar as informações do titular da carteira, inclusive sua fotografia. Como cada documento gerado tem um código único e inviolável, fica garantida a sua autenticidade e fé pública em todo o território nacional”, explica o gestor de produto do Serpro, Wellington Adriano Menezes.

Gerente do Dep. de Gestão Estratégica de Inovações, Ricardo Campos
Gerente do Dep. de Gestão Estratégica de Inovações, Ricardo Campos


“Além da inovadora tecnologia de QR Code Vio, o ProID conta ainda com mecanismos de segurança adicionais, como o reconhecimento facial para validar a vinculação e geração da carteira; número de registro e código de acesso secreto definido pelo órgão; e senha pessoal do usuário, que garante a privacidade no acesso”, reforça o gerente do Departamento de Gestão Estratégica de Inovações, Ricardo Campos.

Analista do Dep. de Negócios do Governo Federal, José de Moura
Analista do Dep. de Negócios do Governo Federal, José de Moura

Já o analista do Departamento de Negócios do Governo Federal, José de Moura Filho colocou o Serpro à disposição do Conselho para o bom fluxo do atual processo de transformação digital, como também as discussões sobre os novos convênios propostos pelo Crea-SE, no que se refere à Assinatura Digital e Certificação Digital, produtos que serão disponibilizados em breve para os profissionais e empresas registrados no Conselho.
 

Assessoria de Comunicação do Crea-SE