Terceira reunião da Cais discute representação em comissões da Cbic

Cais reunida ordinariamente no Confea com as participações dos conselheiros federais Francisco Soares, Francisco Lira, Evânio Nicoleit e Daniel Sobrinho e da assistente da comissão, Wanessa Borges
Cais reunida ordinariamente no Confea com as participações dos conselheiros federais Francisco Soares, Francisco Lira, Evânio Nicoleit, Daniel Sobrinho e da assistente da comissão, Wanessa Borges

Brasília, 8 de abril de 2022.

A criação da Comissão Temática BIM e terminologias empregadas no Sistema foram alguns dos temas tratados na terceira reunião ordinária da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), reunida de 5 a 7 de abril, no Confea. “A Cais compreende a importância da participação do Confea, visando à elaboração e aplicação de propostas nas políticas públicas para promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país”, comentou o coordenador da Cais, eng. eletric. Evânio Nicoleit, informando que essa atuação estratégica está relacionada às articulações realizadas pela Gerência de Relacionamentos Institucionais – GRI do Confea junto ao Ministério da Economia – ME, dentro da atuação do Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling – CG-BIM/ME, criado pelo Decreto nº  9.983/2019, tema discutido esta semana pelo Confea

Ele acrescentou que também foram analisadas “ações referentes a expressões e terminologias inadequadas no Sistema, conforme Proposta CP (Colégio de Presidentes) nº 54/2021, que requer ao Confea a adoção das providências com vistas a inibir a utilização da expressão ‘Engenharia Social’ que pode levar a erro e ser facilmente confundida com a Engenharia praticada com natureza social, que é de amplo conhecimento da comunidade profissional”. Assim, prosseguiu, “deveremos demandar a Gerência de Comunicação para fazer esses ajustes. Deveremos modificar também a nomenclatura da Comissão Temática de Engenharia Social para Comissão Temática de Engenharia de Interesse Social”. 

Conselheiro federal Evânio Nicoleit, coordenador da Cais
Conselheiro federal Evânio Nicoleit, coordenador da Cais

Também foi tratada a Proposta Nacional Sistematizada - PNS 12 do 10º Congresso Nacional de Profissionais – CNP 2019 – com o objetivo de regular o setor elétrico de forma a elevar o nível de utilização da energia fotovoltaica no país, já contemplada pelo Marco Regulamentar da Geração Distribuída de Energia. “A Lei 14.300/2022 contou com participação efetiva do Confea”, considerou o coordenador. 

“Analisamos ainda a apresentação do relatório de atividades do Colégio de Entidades Nacionais em 2021 e a continuação da representação do Confea nas comissões técnicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), como as Comissões de Infraestrutura, de Indústria Imobiliária e Habitação Social, de Obras Industriais e Corporativas, de Meio Ambiente e de Materiais, Tecnologias, Qualidade e Produtividade que possuem estreita relação com o exercício das profissões da Engenharia e da Agronomia por pessoas físicas e jurídicas, de forma a subsidiar as ações e diretrizes relacionadas à fiscalização do exercício dessas profissões coordenadas com a realidade do universo dos profissionais e empresas do setor”, comentou o conselheiro federal Evânio Nicoleit.
 
A proposta CCEGM 013/2020 da Coordenadoria de Geologia e Engenharia de Minas sobre o projeto de revisão da ABNT NBR 11682/2009 com a recomendação de substituição da terminologia “profissional legalmente habilitado com notório saber” por “profissional legalmente habilitado com notória competência em Geotecnia” para que profissionais habilitados em Geotecnia sejam reconhecidos como habilitados a atuar em projetos em encostas e taludes também foi objeto da análise da Comissão de Articulação Institucional do Sistema.

A Cais é constituída ainda pelos engenheiros eletricistas Genilson Pavão e Daniel Sobrinho e pelo engenheiro agrônomo Francisco Lira. A assistência é da engenheira química Wanessa Borges.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea