Vice-presidente Geraldo Alckmin prestigia posse de Vinicius Marchese

Brasília, 22 de fevereiro de 2024.

Na noite desta quarta-feira (21/2), lideranças, amigos e familiares do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. telecom. Vinicius Marchese, reuniram-se na Câmara dos Deputados para prestigiar a solenidade de posse do profissional mais jovem e bem votado da história do Conselho Federal.

Eleito com 62,9 mil votos (44,39%) na primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet, Vinicius Marchese é o décimo sétimo presidente do Conselho Federal. Ele assume o mandato 2024-2026 compromissado com a eficiência e a inovação. 

posse Vinicius
Cerimônia de posse de Marchese teve presença de profissionais que participam do 13º Encontro de Líderes do Sistema, em Brasília, nesta semana

 

Em seu discurso, Marchese expressou gratidão à sua mãe, aos profissionais que o elegeram e ao seu antecessor, Joel Krüger, pela transição pacífica. Comprometeu-se, então, com todos os presentes, incluindo o Plenário do Confea, a entregar um Sistema ainda melhor. "Reitero aqui o meu compromisso em fornecer um Sistema mais moderno e próximo dos profissionais e da sociedade. É crucial estarmos preparados para receber a nova geração que está por vir. Além de ser um serviço essencial, devemos agregar valor ao profissional. Com o "material humano" que temos aqui vamos trabalhar para entregar um Sistema aprimorado", declarou a liderança que construiu sua carreira com foco em comunicação, desenvolvimento sustentável e economia criativa, defendendo a transformação digital e a mudança cultural para uma gestão eficaz.

Vinicius Marchese


Representando o Legislativo, a presidente da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, deputada e engenheira agrônoma (MDB-GO) reiterou o compromisso de fortalecer o movimento. “A Frente é de fundamental importância para que a gente consiga avançar na valorização profissional, em prol da nossa institucionalização e em defesa dos nossos Creas. Contem comigo e quero contar com vocês”, frisou, incentivando as lideranças a agregar os profissionais nos estados.  

Marussa Boldrin

 

Já o deputado federal Raniery Paulino (Republicanos-PB), que também foi empregado do Confea, ressaltou a robustez do Sistema Confea/Crea: “São poucas as cidades que têm acima de 1 milhão de habitantes, o Sistema tem quase 1 milhão e trezentos mil profissionais inscritos, além das 400 mil empresas cadastradas. É um gigante por natureza, é uma força que tem capilaridade no Brasil inteiro”. Antes de finalizar o discurso, colocou-se à disposição: “Saibam que a nossa inspetoria aqui na Câmara dos Deputados está localizada no quinto andar, onde fica meu gabinete e será um espaço para as pautas das nossas profissões”, anunciou. 

 Raniery Paulino 


O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, destacou sua amizade com Marchese e elogiou o estilo de trabalho dele. “Nesta cerimônia de posse, já podemos observar sua marca distintiva, que é a capacidade de inovar com leveza. No entanto, reconheço que você só considera uma empreitada bem-sucedida após a entrega eficaz do resultado final.” Ramuth também enfatizou que os projetos do Governo de São Paulo, incluindo concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e privatizações, têm impacto direto nas profissões representadas pelo Sistema. “O fortalecimento da classe também é o fortalecimento da nossa gestão.  Somos todos interdependentes e é assim com as políticas públicas. Para que possamos construir a cidade, o estado e o país dos nossos sonhos.”

Felicio Ramuth

 

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, por sua vez, relembrou a época em que trabalhou com Mário Covas, que era engenheiro, e ressaltou a objetividade, o foco, a disciplina, características desses profissionais. Alckmin apontou que atualmente o mundo enfrenta três grandes debates: segurança alimentar, segurança energética e clima, assuntos diretamente relacionados às profissões do Sistema. “Hoje somos o grande celeiro do mundo, lideramos as exportações tanto de proteína animal quanto vegetal, e devemos muito isso à agronomia. O mundo vai ter de descarbonizar e existem várias rotas tecnológicas, uma delas são os biocombustíveis, assunto diretamente ligado às profissões. Vamos precisar da engenharia para neoindustrialização”, disse referindo-se ao programa lançado recentemente pelo Governo Federal. “O Brasil precisa muito dos engenheiros e o Sistema Confea/Crea representa a organização da sociedade civil”, finalizou Alckmin.

Geraldo Alckmin

 

Reconhecimento

A trajetória do engenheiro de telecomunicações no Crea de São Paulo foi o destaque do vídeo de homenagem exibido na cerimônia. As lideranças do Regional reconheceram a capacidade de Marchese em desburocratizar os serviços prestados e aproximar os profissionais do Sistema, sempre protagonizado uma liderança nata. “Os sete anos de Vinicius Marchese à frente do Crea foram fundamentais para toda mudança que a gente tem hoje”, afirmou a atual dirigente do Crea-SP, eng. civ. Ligia Mackey, que foi vice-presidente da instituição em 2022 e assumiu a liderança por um período de seis meses, quando Marchese esteve licenciado para disputar as eleições do Conselho Federal.

Ligia Mackey e Felicio Ramuth ao lado de Marchese 

 

Tendo sido cofundador do Crea Jovem, aos 23 anos, diretor administrativo por dois mandatos e conselheiro do Crea-SP, entre 2009 e 2014, Marchese foi eleito em 2016 como presidente mais jovem do regional, aos 32 anos, e reeleito em 2021. Para demonstrar como a figura dele entusiasma as novas gerações, o coordenador nacional do Crea Jr, Varner Reis, falou em nome de milhares de jovens que acreditam que os próximos anos serão de inovação e progresso. “Vinicius não apenas nos inspira pelo seu exemplo, mas também nos desafia a alcançar novos patamares de excelência e dedicação. Sua liderança será um farol para orientar nossas respostas coletivas na busca por soluções inovadoras sustentáveis para os desafios que enfrentamos”, salientou o estudante de engenharia cartográfica e de agrimensura na Universidade Federal do Piauí, firmando parceria com o novo presidente. “Estamos ansiosos para embarcar nesta jornada de inovação e excelência ao seu lado rumo a um futuro brilhante do Confea”.

Varner Reis

 

Já o amigo e ex-presidente do Crea-CE, que acompanhou os seis anos da gestão dele à frente do Crea-SP, Emanuel Maia Mota, lembrou que a recente conquista de Marchese foi sonhada em 2019, enquanto gerenciava o Regional. “Em um vídeo produzido por mim naquela ocasião eu comparava os feitos de Vinicius com os grandes acontecimentos da história da humanidade, como o primeiro avião a levar 21 passageiros a 200 por hora, em 1935; a fabricação do primeiro fusca em 1936, de que você é fã; o primeiro homem a romper a barreira da atmosfera em 1961; e as redes sociais em 2004. E o vídeo terminava dizendo ‘O futuro é agora, Vinicius presidente do Confea’”, contou. Emanuel continuou o discurso depositando confiança na coragem, audácia e ânsia de realizar que o amigo demonstra. “Sua trajetória e seu compromisso com os princípios da engenharia, agronomia e geociências são testemunhas de sua capacidade e dedicação inquestionáveis”, elogiou.

Emanuel Maia Mota
Emanuel Maia Mota

 

A habilidade para modernizar também foi reconhecida pela coordenadora do Colégio de Presidentes de Creas, eng. civ. Rosa Tenório. “Transformar sempre foi sua vocação, Vinicius, com a interiorização do Crea-SP e os novos espaços colaborativos implantados, por exemplo”, resgatou a presidente do Crea-AL, ao reafirmar a esperança no trabalho do gestor. “Temos a certeza de que teremos muitas entregas para os nossos mais de 1 milhão de profissionais do Brasil. Conte conosco”, acrescentou a representante dos 27 Conselhos Regionais.

Rosa Tenório

 

Ao entregar o termo de posse para Marchese, o presidente dos dois mandatos anteriores do Confea (2018-2023), eng. civ. Joel Krüger, recomendou que o Confea siga acompanhando as mudanças da sociedade. “É isso que eu peço a você: velocidade, inovação, discussão de políticas públicas, articulação com o governo, o congresso nacional e, principalmente, com as lideranças do Sistema profissional”, pontuou o atual conselheiro federal, representante das Instituições de Ensino Superior da modalidade engenharia.  

Joel Krüger

 
Veja como foi a solenidade: 

Leia mais:  
Vinicius Marchese é o primeiro presidente do Confea eleito pela internet 
 

Fernanda Pimentel e Julianna Curado  
Equipe de Comunicação do Confea  
Fotos: Santo Rei/Confea