João Sergio Cordeiro

Engenheiro Civil, em 1975; Mestre em 1981 e Doutor em 1993 em Engenharia Hidráulica e Saneamento, todos pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP)

Nascimento: Marília (SP), 08 de setembro de 1949
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP)

Na caixa de recordação, está o livro “História das invenções”, que João Sergio Cordeiro ganhou da professora na infância. “Nele, Monteiro Lobato conta a criação do avião e de tantas outras coisas em que a Engenharia está embutida”, rememora o entusiasmo pela arte de construir.

“Eu brincava de fazer pontes e estradas, o que me inspirou para a profissão.”

Na universidade, um novo incentivo: o professor que morava na mesma república norteou Cordeiro para iniciação científica. “Na Escola de Engenharia de São Carlos, José Roberto Campos, que mais tarde viria a ser meu orientador no doutorado, me mostrou a relação entre Engenharia Civil e saneamento”, lembra o engenheiro civil que atua no segmento desde 1977, tendo sido funcionário do Serviço de Água e Esgotos de São Carlos (SP), diretor de Obras, Viação e Serviços Urbanos na Prefeitura de Passos (MG) e professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Por 42 anos, ministrou aulas para aproximadamente 4 mil alunos, orientou 85 trabalhos acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado. Ganhou reconhecimento por trabalhar intensamente na administração da UFSCar, colaborando para que a instituição alcançasse o nível de relevância que possui hoje. Foi o primeiro chefe do Departamento de Engenharia Civil, além de diretor de Planejamento e do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, onde participou da implantação do Programa Reengenharia do Ensino de Engenharia (Reenge), em 1995.

O vínculo com o ensino levou Cordeiro a ser presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), por dois mandatos. Contribuiu para melhoria do ensino em projetos como o Programa de Modernização e Valorização das Engenharias (Promove) apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Programa Inova Engenharias patrocinado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI); Projeto Aifa Mirror vinculado ao Projeto Columbus da Unesco; Programa Regional de Emprendedorismo e Innovación en Ingeniería (PRECITyE) que envolveu universidades do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Também atuou no lançamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana no Brasil.

Aposentado da UFSCar e com 46 anos de profissão, hoje transmite a experiência em cursos on-line sobre gerenciamento de sistemas de saneamento, estações de tratamento de água e resíduos sólidos. “O Brasil perde metade da água que produz, 100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto e metade do lixo gerado é jogado em lixão. Do ponto de vista do saneamento, estamos um século atrasados. Para vencer os desafios são necessários recursos humanos, financeiros, conhecimento de gestão e capacitação”, avalia o engenheiro que tem transcrito sua vivência para levá-la adiante.

“Será um livro sobre a história da educação em Engenharia e a experiência didática de um professor”, revela o plano de compartilhar a trajetória com outros profissionais e inspirar a juventude.

Trajetória profissional
Engenheiro no Serviço de Água e Esgotos – SAAE de São Carlos – SP (1977); Diretor de Obras, Viação e Serviços Urbanos da Prefeitura de Passos – MG (1983-1985); Na UFSCar, foi professor (1983-2019), chefe do Departamento de Engenharia Civil (1985-1988), diretor de Planejamento do Centro de Ciências e Tecnologia (1989-1993) e diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (1995-2000); Ex-consultor ad hoc da Fapesp, Capes, Finep, Fapemig e CNPq; Ex-vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – SEESP/São Carlos; Ex-membro da Comissão de Especialistas de Ensino de Engenharia do Ministério da Educação – MEC, Portaria nº 1518, de 14 de junho de 2000; Coordenador do Comitê de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes (1998-2003); Na Abenge foi diretor financeiro (1999-2004) e presidente (2005-2007 e 2008-2010); Coordenador do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – Cobenge (2005-2010); Membro do Colégio das Entidades Nacionais – Cden do Sistema Confea/Crea; Assessor do MEC/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep (2005); Membro da Comissão Assessora da Área de Engenharia Grupo I, responsável pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade/Inep, Portaria nº 122, de 30 de junho de 2008; Ex-membro do Comitê Executivo da Associação Ibero-americana de Educação em Engenharia – ASIBEI; Membro da Comissão de Implantação da Universidade Federal do ABC; Autor de 150 publicações técnico-científicas que apoiam o desenvolvimento da Engenharia no Brasil; Ganhador do Prêmio Personalidade da Tecnologia/Educação do SEESP – SP (2007).