ANEEL, ABEE e prefeitura de Mossoró discutem soluções para complexo viário

Brasília, 31 de outubro de 2025.

Com 85% de execução, o Complexo Viário 15 de Março, em Mossoró (RN), segue como uma das principais obras de mobilidade urbana do Nordeste, com impacto direto no transporte de cargas e na integração logística da região.

Na quarta-feira (29/10), representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE Nacional) e da Prefeitura de Mossoró participaram de uma reunião técnica virtual para tratar das interferências de linhas de transmissão de energia que cruzam o traçado da obra.

A mediação foi solicitada pela ABEE Nacional e contou com a participação do presidente do Crea-RN, eng. eletric. Roberto Wagner, e do presidente da entidade, eng. eletric. Ricardo Nascimento, que ressaltou a importância do diálogo técnico entre os entes públicos e as concessionárias do setor elétrico.

“Esta obra é estratégica para Mossoró e para o desenvolvimento de toda a região. Consideramos de extrema urgência o apoio da Aneel para a análise das soluções técnicas que permitam o prosseguimento das obras”, destacou o presidente da ABEE Nacional.

 

Presidente da ABEE Nacional, eng. eletric. Ricardo Nascimento mediou a reunião promovida entre a prefeitura de Mossoró e a ANEEL
Presidente da ABEE Nacional, eng. eletric. Ricardo Nascimento mediou a reunião promovida entre a prefeitura de Mossoró e a ANEEL



Pela Aneel, participaram os especialistas Ademilton Braz Barnabé (Coordenador de Ação Fiscalizadora da Distribuição), Gustavo Mangueira de Andrade Sales (Superintendência de Mediação de Conflitos), Geovane Anselmo Silveira Caputo e Esilvan Cardoso dos Santos (Gerência de Transmissão).

O secretário de Programas e Projetos Estratégicos, Almir Mariano, o diretor executivo de Obras Viárias, Augusto César Chaves Cavalcante, e o procurador-geral, Tales Belém representaram a Prefeitura de Mossoró.

Não conformidades e orientações

Durante a apresentação técnica, foram expostos os estudos que indicam a necessidade de adequações em trechos da obra onde o alteamento do aterro reduziu a distância entre o solo e os cabos de linhas de transmissão, gerando não conformidades com as normas elétricas e de segurança.
A prefeitura relatou que a elevação do greide rodoviário foi necessária para garantir estabilidade e segurança da via diante de eventuais cheias do Rio Mossoró. A intervenção, entretanto, impactou estruturas de transmissão já existentes.

“O Complexo Viário 15 de Março representa a maior obra de mobilidade urbana já executada no município. A solução projetada permitirá integrar as zonas Leste e Oeste, reduzindo distâncias, tempo de deslocamento e melhorando a logística de escoamento de cargas”, destacou o secretário Almir Mariano.
 

Mossoró


A Aneel orientou os representantes municipais quanto aos trâmites para formalização, de forma a permitir análise regulatória e encaminhamento das soluções junto às concessionárias responsáveis pelas linhas de transmissão e geração de energia afetadas.

“A mediação da Aneel busca garantir equilíbrio entre segurança operacional, viabilidade técnica e o interesse público representado pela obra”, ressaltou o técnico Geovane Caputo.

O encontro foi concluído com agradecimentos da ABEE Nacional à Aneel pelo pronto atendimento e pela colaboração técnica com a Prefeitura de Mossoró, reforçando o compromisso das instituições em garantir a rápida conclusão dessa obra essencial para o desenvolvimento urbano da cidade.

Equipe de Comunicação do Confea
Por razões de confidencialidade, os nomes das concessionárias envolvidas foram omitidos.