Brasília, 31 de outubro de 2025.
Com 85% de execução, o Complexo Viário 15 de Março, em Mossoró (RN), segue como uma das principais obras de mobilidade urbana do Nordeste, com impacto direto no transporte de cargas e na integração logística da região.
Na quarta-feira (29/10), representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE Nacional) e da Prefeitura de Mossoró participaram de uma reunião técnica virtual para tratar das interferências de linhas de transmissão de energia que cruzam o traçado da obra.
A mediação foi solicitada pela ABEE Nacional e contou com a participação do presidente do Crea-RN, eng. eletric. Roberto Wagner, e do presidente da entidade, eng. eletric. Ricardo Nascimento, que ressaltou a importância do diálogo técnico entre os entes públicos e as concessionárias do setor elétrico.
“Esta obra é estratégica para Mossoró e para o desenvolvimento de toda a região. Consideramos de extrema urgência o apoio da Aneel para a análise das soluções técnicas que permitam o prosseguimento das obras”, destacou o presidente da ABEE Nacional.

Pela Aneel, participaram os especialistas Ademilton Braz Barnabé (Coordenador de Ação Fiscalizadora da Distribuição), Gustavo Mangueira de Andrade Sales (Superintendência de Mediação de Conflitos), Geovane Anselmo Silveira Caputo e Esilvan Cardoso dos Santos (Gerência de Transmissão).
O secretário de Programas e Projetos Estratégicos, Almir Mariano, o diretor executivo de Obras Viárias, Augusto César Chaves Cavalcante, e o procurador-geral, Tales Belém representaram a Prefeitura de Mossoró.
Não conformidades e orientações
Durante a apresentação técnica, foram expostos os estudos que indicam a necessidade de adequações em trechos da obra onde o alteamento do aterro reduziu a distância entre o solo e os cabos de linhas de transmissão, gerando não conformidades com as normas elétricas e de segurança.
A prefeitura relatou que a elevação do greide rodoviário foi necessária para garantir estabilidade e segurança da via diante de eventuais cheias do Rio Mossoró. A intervenção, entretanto, impactou estruturas de transmissão já existentes.
“O Complexo Viário 15 de Março representa a maior obra de mobilidade urbana já executada no município. A solução projetada permitirá integrar as zonas Leste e Oeste, reduzindo distâncias, tempo de deslocamento e melhorando a logística de escoamento de cargas”, destacou o secretário Almir Mariano.

A Aneel orientou os representantes municipais quanto aos trâmites para formalização, de forma a permitir análise regulatória e encaminhamento das soluções junto às concessionárias responsáveis pelas linhas de transmissão e geração de energia afetadas.
“A mediação da Aneel busca garantir equilíbrio entre segurança operacional, viabilidade técnica e o interesse público representado pela obra”, ressaltou o técnico Geovane Caputo.
O encontro foi concluído com agradecimentos da ABEE Nacional à Aneel pelo pronto atendimento e pela colaboração técnica com a Prefeitura de Mossoró, reforçando o compromisso das instituições em garantir a rápida conclusão dessa obra essencial para o desenvolvimento urbano da cidade.
Equipe de Comunicação do Confea
Por razões de confidencialidade, os nomes das concessionárias envolvidas foram omitidos.
