Brasília, 2 de dezembro de 2025
Japorã, no Mato Grosso do Sul já quase Paraguai, guarda oito mil habitantes - 70% dos quais na extrema pobreza. 11% da população é analfabeta. Sua renda per capita é R$ 242,32/mês (3,3 vezes menor do que a média brasileira). O Índice de Progresso Social (IPS) é 43,98%. Das residências indígenas, 36,8% possuem banheiro adequado. Um dos maiores desafios para os povos indígenas de japorã é a regularização fundiária de seu território.42 mil hectares estão em estudo para demarcação desde 2012.
A pequena cidade sul-mato-grossense foi cenário do segundo episódio da websérie “O Brasil que o Brasil não conhece”, produzida pelo Confea, baseado em municípios que têm baixo Índice de Progresso Social. No primeiro episódio, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Vinicius Marchese, visitou o município com menos banheiros por domicílio do país, Ipixuna, AM. Já no vídeo desta semana, o foco está no município onde 57,81% da população é composta de povos indígenas - o maior percentual do Brasil, segundo o IBGE.
Ao longo do documentário, Vinicius faz uma comparação entre a parte urbana da cidade e a rural. Na urbana, o saneamento e asfaltamento estão completamente atendidos. “A gente precisa fazer com que isso aqui que se tenha na parte rural, respeitando as características locais, mas que o serviço chegue. Afinal, a gente cai em um ponto comum entre todas as cidades que têm esses indicadores baixos, né? É a falta de projeto, é falta de infraestrutura, a falta realmente de um planejamento, a falta de engenharia. Além de infraestrutura na zona rural, que é o que a gente sempre fala, trazer um apoio, um suporte técnico para esses agricultores que vivem na zona rural também é muito importante”, pondera.

O técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Rafael Torezan demonstra no vídeo a importância das profissões Confea/Crea no processo. “O retorno dessa engenharia vem direto em recursos, em aumento da produção ou melhora da produtividade, é diversificação de renda, não ficar se arriscando dentro de uma produção somente para poder a receita dele melhorar, porque no final de tudo isso é melhorar a vida do produtor”. Infraestrutura, produção agrícola: são muitas modalidades envolvidas.
Assista a essa conversa no episódio de "O Brasil que o Brasil não conhece" desta semana. Próximos episódios serão sempre lançados às segundas-feiras e visitarão municípios como Santa Rosa do Purus (AC) e Cruz do Espírito Santo (PB).
Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
