Presidente Joel se reúne com Diretor Nacional do Iphan

Presidente Joel Krüger ao lado do diretor nacional do Iphan, eng. civ. Arlindo Pires Lopes: possibilidade de parceria para valorizar a atuação do profissional da engenharia na preservação do patrimônio histórico nacional
Presidente Joel Krüger ao lado do diretor nacional do Iphan, eng. civ. Arlindo Pires Lopes: possibilidade de parceria para valorizar a atuação do profissional da engenharia na preservação do patrimônio histórico nacional

Brasília, 25 de janeiro de 2022.

Com a participação de diversos profissionais de engenharia na elaboração de projetos, execução de obras e ainda na manutenção das edificações históricas do país, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão federal vinculado ao ministério do Turismo, pretende estabelecer uma parceria inédita com o Sistema Confea/Crea e Mútua. Em visita institucional na manhã desta terça (25/1), o diretor do Departamento de Projetos Especiais da Entidade, eng. civ. Arlindo Pires Lopes, ex-vice-presidente do Crea-AM, destacou ao presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, a importância de valorizar a atuação do profissional habilitado neste processo.

Segundo Arlindo, o Instituto pretende estreitar os laços entre o Conselho Federal e a entidade. “No Iphan, há um departamento específico para projetos e obras, que são desenvolvidas em todas as unidades federativas. Isso gera emprego e renda para os profissionais de engenharia. Nesse contexto, a parceria com o Confea é de extrema importância para mostrar para a sociedade que a engenharia faz parte de obras históricas, como pontes, fortificações e outras edificações, indo muito além da atuação com os imóveis tombados pela entidade”, diz.

Atuação dos profissionais em projetos e obras deverá ser difundida em todo o país
Atuação dos profissionais em projetos e obras deverá ser difundida em todo o país


Na função desde dezembro de 2020, Arlindo Pires Lopes informa ainda que o patrimônio cultural é dividido em dois pilares, material e imaterial. “O patrimônio material é o que você vê, ou seja, obras de arte e edificações históricas. Nesse contexto, entra a parte de atuação do engenheiro civil na execução de obras históricas. E o patrimônio imaterial são elementos abstratos, como, por exemplo, o Festival Folclórico de Parintins. Falta uma divulgação maior para a engenharia brasileira do seu papel para a história e para a memória nacional ao manter essas edificações”. 

O engenheiro civil comenta que os termos da parceria ainda estão em discussão. “Os profissionais que atuam na parte da Engenharia do Iphan são vinculados aos Creas”, ressalta, lembrando que há 27 superintendências estaduais em nível federal, além de parcerias pontuais com órgãos estaduais e municipais.

A expectativa é que até o final do ano o Iphan entregue em torno de 20 obras. “Com apoio do governo federal, estamos também concluindo a convocação do concurso de 2018, ainda em vigor. Com essa parceria nacional, esperamos valorizar a profissão, tendo em vista que, à medida que há elaboração de projetos e execução de obras, existem vínculos com os Creas por meio da emissão de ART e Certidão de Acervo Técnico”, enfatiza.

Ele enumera que atualmente sua área executa 36 obras em 20 estados, por meio do Programa de Preservação do Patrimônio das Cidades Históricas (PPPCH). “Cidades como Ouro Preto e Diamantina, em Minas Gerais, fazem parte do programa em suas igrejas. Recentemente fora entregue a atualização tecnológica de combate a incêndio do Teatro Amazonas, em Manaus”, descreve. 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea