Relator da PEC 108 recebe Presidente do Crea-RR, eng. agr. Wolney Costa

Relator Edio Lopes entre os engenheiros agrônomos xarás Wolney Costa e o engenheiro civil Neovânio Soares em diálogo otimista sobre a PEC/108

Brasília, 24 de outubro de 2019.

“O Sistema Confea/Crea está imbuído em lutar contra a aprovação da PEC/108, que desregulamenta os conselhos profissionais de todo o país, e a atuação de todas as lideranças demonstra essa determinação. Queremos agradecer o empenho do presidente Wolney Costa, bem como do conselheiro Marcos Camoeiras, também de Roraima”. Assim o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, posicionou-se após tomar conhecimento da reunião mantida entre o presidente do Crea-RR, Wolney Costa, e o deputado federal Edio Lopes (PL-RR), na manhã desta quinta (24), em Boa Vista.

“Tivemos uma receptividade excelente. Ele, inclusive, nos antecipou que espera fazer uma audiência pública com o próprio ministro Paulo Guedes para tratar sobre a PEC. A audiência já está com o requerimento aprovado, mas não tem data marcada”, informou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima, que esteve acompanhado pelo também engenheiro agrônomo e xará Wolney Costa e pelo engenheiro civil presidente da Mútua e do Senge-RR, Neovânio Soares.

Na visão do presidente do Crea-RR, o deputado federal “entende a importância dos conselhos profissionais”. Posicionamento que demonstrou, segundo Wolney  Costa, disposição em ouvir os representantes das profissões regulamentadas. “Ele se colocou à nossa disposição também para participar da plenária do Confea após essa audiência e depois vir discutir com os profissionais roraimenses, em convite extensivo ao presidente Joel”, comentou.

Para Wolney, a importância em não aprovar a PEC, cujas emendas preveem o pagamento não obrigatório de anuidades, está em “manter as profissões regulamentadas com o poder que o conselho precisa ter para que a gente possa avançar nas atividades da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Caso contrário, a gente tende a ficar nas mãos dos leigos. Então, é uma conduta que garante que a sociedade possa ser salvaguardada pelo conhecimento técnico, e não apenas em relação às profissões do Sistema. Esse liberalismo que atinge todos os conselhos profissionais é muito prejudicial para a sociedade”, disse o presidente do Regional, que pretende manter encontros com outros parlamentares, como o ex-presidente CRM-RR, Iran Gonçalves (PP).

Equipe de Comunicação do Confea