Sessão plenária registra homenagens a profissionais e posse de inspetor quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os engenheiros civis Ernesto Vargas Baptista e Sérgio Barros Rodrigues Leite foram os homenageados

Campo Grande, 11 de fevereiro

A sessão plenária realizada na noite de quarta-feira (9) prestou homenagens póstumas a dois profissionais que foram responsáveis por importantes contribuições no crescimento da engenharia em Mato Grosso do Sul. São eles, os engenheiros civis Ernesto Vargas Baptista e Sérgio de Barros Rodrigues Leite. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados. Na ocasião, receberam homenagens também profissionais que exerceram dois mandatos consecutivos como conselheiros no Crea-MS.

O engenheiro civil Ernesto Vargas Baptista foi prefeito de Amambai e Iguatemi e também foi secretário de obras na gestão do governador José Fragelli. A esposa Ana Baptista compareceu à solenidade, acompanhada de familiares, para receber a homenagem entregue pelo presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro. Ana proferiu palavras de agradecimento dizendo sentir-se honrada pelo reconhecimento aos anos dedicados pelo esposo à engenharia, pautados pelo exemplo de dignidade e honradez. Sua filha, a engenheira civil Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão, relatou que seguiu a mesma profissão do pai “mais pelo exemplo do que pelas palavras”. Ela afirma que sempre considerou o pai um modelo a ser seguido: “meu pai  foi um exemplo de profissional, ética, caráter e integridade. Um homem que sempre buscou o conhecimento e estudou muito. Procurei pautar minha conduta profissional no exemplo que recebi dentro de casa”.

A família do engenheiro civil Sérgio de Barros Rodrigues Leite, que também integrou, como conselheiro, o Plenário do Crea-MS, compareceu à plenária para prestigiar a solenidade. A esposa Suzana Dolabani Leite recebeu a homenagem: “Em nome da família, estou honrada em receber essa homenagem pelo Sérgio. Só temos a agradecer, por esse trabalho bonito que vocês realizam, de sempre dar às pessoas essa cultura, essa grandeza, porque acho que construir é deixar pilares, é deixar cultura, um patrimônio para a humanidade”.

Em seguida, foram homenageados profissionais que prestaram relevantes serviços ao  Crea-MS e à sociedade sul-mato-grossense durante dois mandatos consecutivos como conselheiro. O primeiro a receber a homenagem das mãos do presidente foi o recém-eleito Conselheiro Federal, engenheiro agrônomo Dirson Freitag. A seguir, foram agraciados os profissionais: arquiteto e urbanista Luís Eduardo Costa, engenheiro agrimensor civil Márcio Sales Palmeira, engenheiro civil Reinaldo Guimarães Nascimento, arquiteta e urbanista Renata dos Santos Laranjeira, e os engenheiros civis Robson Luiz Martins e Valter Almeida da Silva.

O presidente Jary Castro destacou que a homenagem representa uma vontade da diretoria e de todos os conselheiros, bem como todos os profissionais representados pelo Crea-MS. “É uma foram de reconhecimento àqueles que dedicaram e dedicam suas vidas à construção do bem comum. Esses profissionais são  referência de conduta técnica e pessoal para a Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul.

Posse – Durante a sessão foi empossado o novo inspetor auxiliar do Crea-MS, em e Dourados, engenheiro agrônomo Werner Semmelroth, que assumiu o posto em substituição ao engenheiro agrônomo Bruno Tomasini, que renunciou à função para assumir o cargo de conselheiro na Câmara Especializada de Agronomia. Ele integra o trio de inspetores junto com a arquiteta e urbanista Cynara Tessoni Bono e o engenheiro civil Rubens Di Dio.

Semmelroth já atuou como professor no curso de engenharia e, atualmente dirige uma usina de álcool e açúcar, chamando para si a função de representante do setor sucroenergético. “Este setor emprega vários profissionais do Sistema, como engenheiros, técnicos e tecnólogos. É muito importante essa aproximação com o Crea-MS, sobretudo pelo número de empregos que geramos e por se tratar de um setor em franca expansão”, destacou o engenheiro.

Participaram da cerimônia também o presidente e o diretor da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda Filho e o engenheiro agrônomo Isaias Bernardini, respectivamente. A respeito da indicação de um representante do setor para a inspetoria de Dourados, Hollanda acredita ser a “consolidação de uma relação bastante positiva entre o setor sucroenergético e o Crea-MS, que é uma instituição fundamental de apoio e crescimento do setor”.

Michelle Araújo
Crea-MS