Tupy S.A.

Fundação: 1938
Localização: Joinville (SC), Mauá (SP), Saltillo e Ramos Arizpe (México)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC)

Genuinamente brasileira, a Tupy S.A. é uma multinacional que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de Engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida, promovendo acesso ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos e também ao comércio global.

Tem sede em Joinville (SC) desde a fundação e funciona em quatro fábricas, sendo duas no Brasil (Joinville/SC e Mauá/SP) e duas no México (Saltillo e Ramos Arizpe), além de escritórios comerciais em São Paulo, Estados Unidos e Alemanha. Atualmente, conta com cerca de 14 mil colaboradores.
 
Companhia aberta com ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira B3, integra o Novo Mercado, segmento composto de organizações que ocupam o mais alto nível de governança do País. A estrutura institucional é composta de Conselho de Administração, que conta com nove membros, sendo três deles independentes; Diretoria Executiva; Conselho Fiscal; e três comitês: Auditoria e Riscos Estatutário, Governança e Gestão de Pessoas e Estratégia e Inovação, todos eles com participação de membros independentes.

Reconhecida internacionalmente pela alta tecnologia tanto no desenho de soluções quanto no desenvolvimento de novas ligas metálicas e geometrias complexas, a companhia tem na indústria de bens de capital seu negócio principal.

Desenvolve e fornece componentes para motores, sistemas de freio, suspensão, direção e transmissão, dentre outros, para diversos equipamentos, desde veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, de construção e de mineração, até embarcações e geradores de energia.
 
Investe em Pesquisa & Desenvolvimento, nos conceitos da indústria 4.0 e é parceira de universidades brasileiras e de outros países, tendo recentemente anunciado a criação da própria aceleradora de startups, a ShiftT. Como resultado dessa constante modernização, tem conquistado cada vez mais o mercado externo, que responde por cerca de 83% do faturamento da companhia.
 
À inovação tecnológica, a Tupy alia princípios de sustentabilidade. A empresa está inserida na economia circular, sendo que 99% do material metálico utilizado como matéria-prima é reciclado, bem como 50% dos resíduos gerados no processo produtivo. Adicionalmente, 100% dos efluentes são tratados e reutilizados. Mais de 60 profissionais são dedicados a identificar e implementar as melhores práticas de gestão ambiental.
 
Certificada pelas normas ISO 14001 (meio ambiente), ISO 9001 (qualidade) e IATF 16949 (setor automotivo), exporta para mais de 30 países e vem garantindo crescimento, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. São fatores primordiais desse resultado a atuação em economias dinâmicas e segmentos de mercado essenciais para a sociedade, o controle de custos, a eficiência operacional e a flexibilização da produção.

A transformação da realidade social integra a pauta de iniciativas proativas para atendimento de prioridades das comunidades vizinhas aos parques fabris.

Entre as ações realizadas no combate à pandemia, por exemplo, o destaque foi a montagem do Centro de Triagem e Testagem nas instalações esportivas da empresa, em parceria com o governo de Joinville. O espaço reuniu 20 consultórios, onde foram realizados 40 mil atendimentos gratuitos em 2020.
 
No mesmo ano, o projeto solidário Transformadores Tupy que presta assistência à comunidade local foi vencedor na categoria Gestão de Pessoas e Sustentabilidade do Prêmio Ser Humano, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos. A companhia também foi indicada pelo Centro de Arquitetos e Engenheiros de Joinville e escolhida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) para receber o Diploma do Mérito Catarinense. Em 2021, a Tupy conquista a menção honrosa do Sistema Confea/Crea, pelas contribuições no desenvolvimento econômico do estado e pela melhoria na qualidade de vida da sociedade catarinense.