Vencedores do 2º Brazilian Awards Smart City Curitiba participam da Soea

Vitória (ES), 09 de outubro de 2025. 

Durante o painel “Construindo um Brasil com cidades mais inteligentes”, realizado na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), foram apresentados alguns dos projetos vencedores da 2ª edição do Brazilian Awards - Smart City Curitiba. O prêmio internacional reconhece iniciativas que tornam os espaços urbanos mais sustentáveis, inclusivos e inovadores, promovendo melhor qualidade de vida para os cidadãos.

O painel foi aberto por Marcelo Crivano, CEO da startup Agentes do Meio Ambiente (AMA), que apresentou uma proposta inovadora de engajamento social por meio da gestão de resíduos sólidos. Ele explicou o funcionamento de um aplicativo que atua como rede social para incentivar práticas sustentáveis como logística reversa, compostagem e zeladoria urbana. O diferencial da plataforma é a “gincana” de desafios ambientais, que oferece cashback e pontos como recompensa. “Os vizinhos se avaliam entre si e assim vão pontuando, contribuindo para a redução das emissões de CO₂ e fortalecendo o senso de pertencimento na comunidade”, destacou Crivano. A tecnologia também permite que cada cidadão acompanhe os próprios dados de produção e reciclagem de lixo. “Os dados são o DNA do aplicativo”, completou.

Outro destaque foi o projeto “São Gonçalo Mais Feliz – Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal”, apresentado pelo prefeito de São Gonçalo do Abaeté (MG), Fabiano Lucas. O município, com cerca de 7 mil habitantes e localizado a 380 km de Belo Horizonte, adotou o Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) como norteador da gestão pública. Inspirado no modelo do Butão, o FIB é baseado em nove dimensões: educação, saúde, bem-estar psicológico, cultura, uso do tempo, meio ambiente, vitalidade comunitária, padrão de vida e governança.

Implantado em 2022, o programa já mostra resultados expressivos, com 13 projetos em andamento voltados para essas dimensões. “Reduzimos em 90% os casos de gravidez na adolescência e os imóveis da cidade se valorizaram em até 250%. O mais inteligente é envolver o cidadão na administração pública, fazendo com que ele se reconheça como parte ativa das decisões”, afirmou o prefeito.

Encerrando o painel, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordêlo, apresentou o projeto “Mulheres no Volante”, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica para atuarem no setor de transporte e mobilidade urbana. A iniciativa oferece CNH gratuita (categorias A, B, C ou D), além de formação específica para mototaxistas, taxistas e condutoras do sistema BRT de Salvador. “Desde o início do projeto, em 2022, foram oferecidas 215 vagas. Já tivemos 144 mulheres inscritas e, destas, 112 concluíram a formação com sucesso, uma taxa de conclusão de 78%”, informou Lordêlo. Segundo ela, além do impacto social e econômico, o projeto também contribui para a inovação no setor de transporte público da capital baiana.

soea_salvador.jpg

O painel foi mediado por Maycon Cardoso, que destacou o papel estratégico da engenharia de dados para uma gestão pública mais eficiente e baseada em evidências. Ele também ressaltou a importância da atuação do Sebrae na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis.

Reportagem: Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação da 80ª Soea
Fotos: Sto Rei e Impacto/Confea