“Conexões Elétricas” destaca Energias Renováveis

Salvador, 2 de outubro de 2020.

O caminho para a recuperação da economia brasileira passa também pelo investimento em energias renováveis. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, lideram a matriz energética brasileira as fontes hídrica (60%/ 109,099 MW) e eólica (8,6%/ 15,519 MW). Ambas serão tratadas na terceira edição do Projeto Conexões Elétricas, na palestra Energias Renováveis, que será proferida pelos conselheiros e engenheiros eletricistas Eduardo de Brito e Miguel Lôbo, no dia 21 de outubro, às 19 horas, no canal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia no Youtube (www.youtube.com/creaba1).

O Projeto Conexões Elétricas tem o objetivo de promover o encontro com profissionais, estudantes e com a sociedade sobre assuntos que envolvam a eletricidade por meio de palestras online. Idealizado pela Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-BA, a iniciativa promoverá discussões semanais, fazendo valer o papel do colegiado, que é informar sobre os trabalhos, agregar informações sobre a modalidade e valorizar a Engenharia.

O conselheiro Eduardo de Brito abordará a importância e relevância da geração hidráulica na matriz energética brasileira. “Destacarei o aproveitamento do Rio São Francisco, os impactos ambientais e as tecnologias envolvidas nesse tipo de produção de energia”, antecipa. Já o conselheiro Miguel Lôbo chamará atenção para as energias alterativas, como a eólica. “Nesta palestra vou falar sobre a ampliação da oferta desta energia, locais onde estão sendo instalados, possibilidades de contratação de mão-de-obra e investimentos que estão sendo feitos”, ressalta.

Eduardo de Brito – Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, mestre pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e doutorando pelo Senai. Atua há 17 anos no Sistema de Transmissão da Chesf – Manutenção e Linhas de Transmissão. Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-BA.

Miguel Lôbo – Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Segurança do Trabalho, mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Coordenador e professor do colegiado do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor/Vitória da Conquista) e professor do Ifba, campus de Jequié.

Assessoria de Comunicação do Crea-BA