Confea apresenta possibilidades de parcerias com entidades de classe

Brasília, 23 de fevereiro de 2017.

 

"Presidente do Confea ao lado do assessor José Gilberto Campos, do chefe de gabinete Felipe Carvalho e do procurador jurídico do Confea, Holmes Nogueira: financiamento para a formação por meio das entidades de classe registradas no Sistema"

O Confea apresentou, na tarde desta quarta (22), no VI Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, uma possibilidade para implantação de medidas preventivas, voltadas ao cumprimento da legislação profissional e valorização das profissões registradas no Sistema Confea/Crea e Mútua ligadas a entidades de classe registradas no Sistema. Fundamentada na Resolução 1.070/2015, que descreve os procedimentos para registro e revisão de registro, a ação ainda não tem data para ser efetivada. “Esperamos implantar o mais rápido possível”, comentou o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva.

 

Conforme o artigo 12 da resolução, são reconhecidas como entidades de classe de profissionais a pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que represente pelo menos 30 profissionais associados que atuem nas áreas abrangidas pelo Sistema.  Entre outros pontos, a norma estabelece que o requerimento de registro da entidade de classe de profissionais será apreciado pelas câmaras especializadas das modalidades e das categorias profissionais de seus associados efetivos. Em seguida, serão apreciados pelo plenário do Crea e homologados pelo Confea. A revisão é anual.

 

"Presidente José Tadeu considera iniciativa um retorno para o elo entre o Sistema e a sociedade"

“No caso de entidades que já tenham obtido a declaração de utilidade para o Sistema Confea/Crea”, também prevista pela Resolução 1.070/2015,  “elas terão sua documentação aceita previamente para a análise dos processos destinados a essas parcerias e estarão pré-habilitadas para estabelecê-las com o Sistema. Esses recursos são do Sistema e precisam ser utilizados pelas entidades, braço entre o Sistema e a sociedade”, acrescentou o presidente do Confea. Mais de 70 entidades já foram contempladas com a declaração, considerada pelo presidente “um instrumento com fé pública, que comprova que aquela entidade atende a requisitos legais”.

 

Segundo o chefe de gabinete do Confea, Felipe Carvalho, os valores para as atividades de formação a serem disponibilizadas para as entidades precursoras e credenciadas obedecerão a uma tabela, ainda em elaboração por parte do Confea. 

 

"Assessor da presidência José Gilberto Campos destaca importância da formação para o fortalecimento da fiscalização"

Já o assessor da presidência do Confea José Gilberto Campos assegurou que as ações em parceria com as entidades visam, em última instância, “incrementar a fiscalização do Sistema, divulgar a atuação profissional e conscientizar a sociedade sobre a importância das Anotações de Responsabilidade Técnica”.

 

Segundo ele, será sugerido à Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) que encaminhe ao plenário os temas principais das parcerias, “em consonância com o planejamento para a fiscalização do Sistema em 2017”. O assessor da presidência do Confea afirmou que esses objetivos somente serão atingidos com a ampla colaboração das entidades.

Equipe de Comunicação do Confea