Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul)

Fundação: 1978
Localização: Naviraí (MS)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS)

Em 2025, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Ano Internacional das Cooperativas, o Sistema Confea/Crea homenageia a Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul), exemplo notável de gestão cooperativista e responsabilidade socioambiental.

A Copasul foi fundada em 16 de dezembro de 1978, com sede em Naviraí, Mato Grosso do Sul. Presente em 11 municípios do estado, conta com 26 unidades, atendendo mais de 2.400 cooperados, na maioria produtores de soja, milho e mandioca.

Fundada no contexto da cultura do algodão, ao longo dos anos, a cooperativa expandiu as atividades para abranger novas culturas. Atualmente, a Copasul se destaca na assistência técnica agronômica, no fornecimento de insumos agrícolas, na comercialização de grãos e na industrialização da produção, mantendo indústrias de fécula e fios 100% algodão e poliéster/algodão. Além disso, é revenda de diesel e opera posto de combustíveis. Em parceria com a Valley, revende equipamentos de pivô central para irrigação, para os quais presta assistência técnica. Detém também a franquia do laboratório de análise de solos Ibra Megalab.

Atualmente, a Copasul põe em prática o maior projeto de sua história — a Indústria de Processamento de Soja. Essa nova etapa reflete o compromisso da cooperativa com a industrialização da produção agrícola local e com a geração de empregos e renda em sua área de atuação.

A Copasul é notada como uma cooperativa que honra e, verdadeiramente, coloca em prática os princípios do cooperativismo, colhendo frutos decorrentes de uma postura de estabelecer metas e persegui-las, sempre com planejamento e pés no chão. Com a missão de promover o crescimento e o fortalecimento dos associados, a Copasul atua com valores sólidos. Honestidade, transparência, ética e simplicidade impactam a vida de centenas de colaboradores, os quais conduzem as atividades no dia a dia.

A Copasul tem como visão de negócio sempre estar atualizada tecnologicamente, buscando propor qualidade na prestação de serviços e nos produtos, o que é uma forma de ser competitiva no mercado. Esse pensamento a acompanha desde os primeiros empreendimentos e segue sendo a diretriz.

Esse protagonismo tem sido apontado nacionalmente. A Copasul conquistou posições de destaque em dois dos principais rankings empresariais do país. Na lista do Valor 1000, do jornal Valor Econômico, figura como a 15ª maior cooperativa e uma das 220 maiores empresas do Brasil. No ranking Melhores e Maiores, da revista Exame, foi reconhecida como a 12ª melhor cooperativa do país e a maior empresa de Mato Grosso do Sul (dados de 2023 do faturamento recorde de R$5,89 bilhões).

Ao longo dos anos, a Copasul se destacou pela capacidade de integrar conhecimento técnico, gestão eficiente e inovação tecnológica. A cooperativa atua estrategicamente na qualificação dos produtores, otimização do manejo agrícola e investimento contínuo em infraestrutura e novas soluções, sempre com foco em agregar valor à produção.

Toda esta atividade e estratégia da cooperativa é conduzida com responsabilidade ambiental, seguindo uma Política Ambiental que orienta suas operações e assegura a conformidade com a legislação vigente.

Entre as ações destacáveis em práticas sustentáveis, a cooperativa concluiu a substituição da gasolina pelo etanol na frota de veículos leves, resultando em uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa. Em março de 2024, no primeiro mês completo após a transição, as emissões de CO₂ da frota caíram de 65,9 para 0,797 toneladas, uma redução de 98,8%. No mesmo período, houve uma economia financeira de 18%.

Assim, a conformidade ambiental na cooperativa vai além do atendimento às normas legais. A Copasul busca constantemente otimizar processos, investir em tecnologias mais sustentáveis e disseminar a cultura da responsabilidade ambiental entre os colaboradores.

A Copasul acredita que o sucesso de uma empresa deve andar de mãos dadas com o desenvolvimento social e econômico da região onde atua. Um dos princípios do cooperativismo, o Interesse pela Comunidade, norteia ações que visam ao bem-estar social. Programas educacionais e de inserção no mercado de trabalho, apoio a projetos culturais e esportivos, além de ações de voluntariado que envolvem os cooperados e os colaboradores, são iniciativas de responsabilidade social importantes. O fundador número 1 da cooperativa, senhor Sakae Kamitani, deixou registrado na história a seguinte frase: “Acredito que a empresa só tem vida longa se realmente for útil à população”.

Honrando a história e construindo o futuro, a Copasul reafirma diariamente seu compromisso com o bem comum. Cada conquista, cada novo projeto, cada desafio superado tem como alicerce a confiança mútua entre cooperados, colaboradores e comunidades.

É por toda essa trajetória que o Sistema Confea/Crea concede à Copasul a menção honrosa das honrarias do mérito, celebrando sua contribuição histórica para o desenvolvimento sustentável da engenharia agrícola, da produção rural e da sociedade sul-mato-grossense.