Coordenadoria de Elétrica prioriza acidentes com eletricidade e valorização profissional

Brasília, 10 de março de 2023.

Depois de terem retornado às suas cidades e rotinas, os coordenadores nacionais de câmaras especializadas, eleitos durante o 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, concedem entrevista ao site do Confea sobre as expectativas para o ano.

O eng. eletric. e de seg. trab. Eduardo de Brito Souto, representante da câmara do Rio Grande do Sul, foi o eleito para dirigir a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, a CCEEE. Especialista em metrologia, engenharia clínica e mestre em tecnologia nuclear, Souto tem 19 anos de experiência em proteção radiológica e testes de controle de qualidade em equipamentos de radiologia. Iniciou atividade no sistema profissional em 2018, quando ingressou no plenário do Crea-RS como conselheiro suplente.

Eng. eletric. e de seg. trab. Eduardo de Brito Souto, novo coordenador da CCEEE

Na entrevista, Souto afirmou que acidentes com eletricidade, valorização profissional e itens relacionados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Ministério da Educação foram temas das primeiras propostas aprovadas no ano, na reunião ordinária realizada de 28 de fevereiro a 2 de março.

Souto aborda, ainda, a relação do sistema profissional com a esfera governamental, a necessidade de alteração da lei que regulamenta as profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua e como contribuir para a promoção da igualdade de gênero: "Temos de incentivar nossas colegas a serem conselheiras". Veja a entrevista na íntegra abaixo:


Site do Confea: É durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea que os fóruns consultivos definem o plano de trabalho anual. Quais assuntos foram priorizados para serem discutidos e materializados em propostas até o fim de 2023?

Eduardo de Brito Souto: Além das propostas advindas de Ceep, este ano nós aprovamos outras dez propostas, que incluem temas relacionados à Aneel, Anatel e MEC, acidentes com eletricidade e valorização profissional, entre outros.


Site do Confea: O Sistema tem fortalecido seu capital político intensamente, como foi o amplo diálogo com os mais de cem parlamentares, ministros e vice-presidente da República, no Encontro de Líderes. Quais os planos para ampliar o diálogo com o governo e o Congresso Nacional e, assim, contribuir para a construção de políticas públicas efetivas? 

EBS: O Sistema Confea/Crea ficou muito tempo ao largo do governo e do Congresso Nacional, mas felizmente a atual gestão do Confea tem mudado isso. Precisamos nos unir dentro do Sistema e conversar com parlamentares proponentes ou relatores de projetos que impactam nossas profissões e buscar parlamentares que possam propor assuntos de nosso interesse.


Site do Confea: A alteração da Lei nº 5.194/1966, que dispõe sobre a fiscalização do exercício das profissões do Sistema, está na pauta do Legislativo. Como o fórum consultivo planeja atuar em relação ao PL 1.024/2020?

EBS: O clamor por representatividade federativa no Plenário do Confea, bem como o surgimento e regulamentação de outras profissões tornam necessárias adequações na lei federal 5.194/66.

A manifestação da CCEEE com relação ao PL 1.024/2020 deve ser encaminhada à Ceep após a nossa segunda reunião ordinária.


Site do Confea: O Sistema Confea/Crea é parceiro de grandes fóruns internacionais, entre eles, a Organização das Nações Unidas (ONU). Como contribuir para o cumprimento da Agenda 2023, considerando que as profissões abrangidas pelo Conselho estão diretamente ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

EBS: As ideias são muitas. Temos de focar em algo que realmente possamos e consigamos executar. A manifestação da CCEEE com relação a esse tema deve ser encaminhada à Ceep após a nossa quarta reunião ordinária.


Site do Confea: Ampliar a participação feminina na Engenharia, Agronomia e Geociências e nos cargos de liderança é uma meta prioritária do Sistema. Neste ano, dos 24 coordenadores eleitos, quatro são mulheres e elas ocupam o posto de adjuntas. Como contribuir na promoção da igualdade de gênero e, assim, construir uma sociedade mais justa, livre e solidária?

EBS: Creio que devemos, em nossas entidades de classe e instituições de ensino, fomentar o interesse de nossas colegas pelo cargo de conselheira do Crea, incentivá-las para que sejam conselheiras do Crea. Depois, a liderança vem ao natural.


Site do Confea: Qual legado pretende deixar para os profissionais e para o Sistema a partir do trabalho desenvolvido neste ano?

EBS: O legado não será meu, mas de todos os coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica. Minha preocupação agora é realizar uma boa coordenação dos trabalhos para atingirmos nossos objetivos.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida, Alex Nogueira, Marck Castro, Thiago Zion, Yago Brito