Crea realiza segunda etapa de ação especial em empreendimentos de energia

Salvador, 23 de outubro de 2020.

Após seis meses de serviços presenciais paralisados, devido à pandemia do novo coronavírus, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia já tem ação especial de fiscalização marcada para o período de 19 a 30 de outubro . Trata-se da 12ª operação e a 2º etapa de energias de 2020. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano, na região de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Santa Maria da Vitória e Seabra, resultando em 493 ações de fiscalização. A atuação tem o objetivo de proteger à sociedade e garantir a presença de profissionais e empresas habilitadas nos serviços especializados de engenharia, agronomia e geociências. Serão fiscalizados 111 parques eólicos, 17 parques fotovoltaicos, uma ponte, quatro subestações e 10 linhas de transmissão em construção e em fase de ampliação.

De acordo com o coordenador de fiscalização do Crea-BA, Augusto Câmera, a operação pretende atingir as ações a serem empreendidas nas estruturas e empresas relacionadas aos empreendimentos de geração de energia renovável em implantação e em operação e sua cadeia produtiva, com a intenção de identificar profissionais e empresas envolvidas nos projetos e sua execução em relação à regulamentação junto ao Sistema Confea/Crea.

A fiscalização do Crea passará pelos municípios de América Dourada, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Caetité, Campo Formoso, Casa Nova, Correntina, Gentio do Ouro, Iraquara, Jaborandi, Jacaraci, Juazeiro, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Pindaí, São Desidério, Sento Sé, Sobradinho, Souto Soares, Tanque Novo, Umburanas, Urandi e Xique-Xique. Os municípios são da jurisdição das inspetorias de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Santa Maria da Vitória e Seabra.

Segundo o presidente em exercício do Crea-BA, engenheiro civil, de minas e de segurança, José Francisco Ramalho, a ação é necessária. “Acompanhamos os empreendimentos desde a execução de estudos técnicos para implantação até a operação em todas as modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências. Nosso trabalho é fiscalizar o mercado profissional e garantir a segurança da sociedade”, acrescenta, destacando que todos os protocolos de segurança sanitária serão utilizados para preservar a saúde dos funcionários e profissionais.

Saiba mais
Em 2019 a Fiscalização do Crea-BA realizou 15 ações especiais, atingindo 181 municípios.

Nadja Pacheco
Assessoria de Comunicação do Crea-BA