Desafios e soluções de mobilidade urbana em debate na 77ª Soea

Goiânia (GO), 5 de outubro de 2022.

Palestrante, ex-secretário de Transporte do Distrito Federal e ex-presidente do Confea, eng. civ. Henrique Luduvice

 

Trânsito congestionado, ônibus lotados, muitos carros nas ruas, dificuldade de locomoção. O cenário caótico que envolve a mobilidade urbana nas cidades brasileiras teve espaço e destaque no segundo dia da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontece até quinta-feira (5/10) em Goiânia. O assunto foi abordado por especialistas da área que defenderam a necessidade de colocar o tema na agenda dos atuais candidatos à presidência, no foco das prioridades da gestão dos governos federal, estadual, distrital e municipal e como bandeira para o Sistema Confea/Crea. “Discutir o momento político do país e reforçar que transporte e mobilidade sejam prioridades em projetos de governo é fundamental, porque isso define não somente competitividade de uma unidade da federação de um país, mas a qualidade de vida da população”. É o que defendeu o ex-secretário de Transporte do Distrito Federal e ex-presidente do Confea, eng. civ. Henrique Luduvice, durante a palestra. Ele também defendeu a participação efetiva da engenharia nas discussões da mobilidade urbana. “A engenharia precisa ser inserida nesses debates, no planejamento da logística de transportes para os próximos anos e para as próximas décadas. Não podemos ficar à margem dessas questões. Temos conhecimento técnico e muito a contribuir. Temos que nos posicionar e nos assegurar em termos de participação junto ao próximo governo do nosso país”, ressaltou Luduvice.

Secretário de Transportes e Mobilidade do Distrito Federal, Valter Casimiro

 

Já o secretário de Transportes e Mobilidade do Distrito Federal, Valter Casimiro, trouxe para reflexão e debate a necessidade de priorizar o transporte público coletivo em detrimento do transporte individual, ao defender a ampliação das faixas exclusivas para o transporte de massa, bolsões de estacionamento, aumento da frequência de ônibus; aumento da frota de ônibus e integração entre os modos de transporte (metrô, VLT, ônibus, bicicletas).
O secretário também reforçou a necessidade de adequação da infraestrutura de mobilidade com a implantação, como, por exemplo, de linhas de metrô; construção de terminais, abrigos de parada; estabelecimento de parcerias para gestão das infraestruturas e ampliação/integração da infraestrutura de mobilidade ativa – Ciclovias e Calçadas. A ampliação da mobilidade elétrica e ativa também foi colocada em pauta pelo secretário Valter Casimiro. “É preciso disponibilizar o sistema de bicicletas e de veículos elétricos compartilhados; utilizar mais ônibus elétricos no sistema de transporte público, implantar bicicletário e incentivar a criação de estruturas privadas de apoio à mobilidade ativa”, afirmou o secretário, que encerrou sua palestra destacando a importância da Engenharia nesse processo de mobilidade urbana e sustentável com ênfase na melhoria da saúde e qualidade de vida da população.

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) eng. civ. Rubens Eugênio Ramos durante a palestra

 

O ciclo de palestras sobre mobilidade urbana teve ainda a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) eng. civ. Rubens Eugênio Ramos, que apresentou aos participantes a evolução dos meios de transportes e seus impactos nas cidades, na vida da população e no meio ambiente, causados, principalmente pela falta de planejamento. O clico de palestras teve como moderadora a presidente do Crea-DF, eng. civ. Fátima Có.

Reportagem:  Iris Valéria de Azevedo (Crea-SE)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia