Do campus para o plenário: universitários acompanham decisões do Confea

Brasília, 30 de maio de 2025.


Uma nova turma de universitários participou da Sessão Plenária nº 1712 do Confea na manhã desta sexta-feira (30). A visita faz parte do projeto Do Campus para o Campo, uma iniciativa do Sistema Confea/Crea e da Mútua que promove a integração entre estudantes e profissionais de engenharia, agronomia e geociências. 

Acompanhados do professor Fábio Oliveira, os estudantes de engenharia da computação do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) foram recepcionados pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese. “A gente busca esse tipo de aproximação com quem vai ocupar esses espaços nos próximos anos”, disse ao dar as boas-vindas aos futuros profissionais. 

Já o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), eng. civ. Osmar Barros Júnior, aproveitou a oportunidade para explicar o funcionamento do comitê. “A Ceap é a comissão que estuda os projetos dos cursos, que analisa os projetos pedagógicos nos Creas e concede as atribuições para vocês com base nos nossos normativos”, afirmou, ressaltando o valor da experiência vivenciada pelos estudantes ao acompanharem os relatos e debates em plenário.

Na sequência, os universitários participaram de um bate-papo com o presidente Vinicius e seguiram para uma visita ao Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), para conhecer iniciativas de inovação e empreendedorismo.

Eleições
Desde 2021, as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua vêm sendo realizadas, com êxito, pela internet. Considerando os bons resultados desse modelo, os conselheiros aprovaram que a contratação do sistema de votação eletrônica e dos serviços de auditoria correlatos passe a ser feita na modalidade de serviço continuado, com vigência de até 60 meses, podendo ser prorrogada, excepcionalmente, por mais 12 meses.

De acordo com a coordenadora da Comissão Eleitoral Federal (CEF), conselheira Ana Adalgisa, a realização de licitações anuais para esses serviços tem gerado esforços administrativos repetitivos, retrabalho e aumento dos custos operacionais. “Por esse motivo, com base nos princípios da eficiência e da economicidade, sugerimos que o Plenário do Confea firmasse o entendimento de que, nos próximos anos, as eleições continuarão sendo realizadas pela internet, permitindo contratações que atendam a diferentes exercícios”, explicou.

Ainda na mesma sessão, foi constatado que as atividades da Geofísica apresentam ampla convergência com as atribuições profissionais reguladas pelo Sistema Confea/Crea. Diante disso, o Plenário aprovou a inclusão do título de Geofísico no Sistema de Informação Confea/Crea (SIC) e na Tabela de Títulos Profissionais.

Os conselheiros também aprovaram a realização do Encontro Nacional de Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética (Encace), nos dias 16 e 17 de junho, e do Encontro Regional de Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética (Ercace), nos dias 2 e 3 de setembro de 2025, ambos em Brasília.

GT Desenvolvimento Urbano e Habitação
O Plenário aprovou a criação do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Urbano e Habitação (GT-DUH), que terá como objetivo pesquisar e desenvolver modelos de projetos habitacionais que sejam acessíveis, sustentáveis e eficientes.

Entre as atribuições do GT estão, também, a elaboração de protótipos e de parâmetros técnicos alinhados às finalidades institucionais do Sistema Confea/Crea. A proposta visa apoiar iniciativas de habitação frente aos desafios atuais e futuros, como mudanças climáticas, crescimento populacional e vulnerabilidade urbana, reforçando o compromisso do Sistema com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os trabalhos serão conduzidos pela conselheira Andréa Conduru.

Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea