Em feito inédito, engenheiro cartógrafo coordena CCEAGRI

Brasília, 17 de março de 2023.

“Os profissionais ligados à CCEAGRI são os primeiros a chegar e os últimos a sair na construção de usinas hidrelétricas, de prédios, de saneamento básico, entre outros”, afirma o eng. cartog. Pedro Luis Faggion, defendendo a importância dos profissionais que representa ao coordenar nacionalmente todas as Câmaras Especializadas de Agrimensura do Sistema Confea/Crea e Mútua. Eleito para o cargo em fevereiro, durante o 12º Encontro de Líderes Representantes, Faggion é o primeiro engenheiro cartógrafo a liderar a CCEAGRI.

Esse foi o diferencial da candidatura de Faggion, que foi o primeiro conselheiro regional do Paraná com a formação em Engenharia Cartográfica quando ingressou no plenário, em 2006, representando a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “A profissão era muito pouco conhecida. Minha participação se deu pela Câmara Especializada de Engenharia Civil. Lutei muito, junto com a Segurança do Trabalho, e conseguimos, em 2018, criar a Câmara Especializada de Agrimensura e Segurança do Trabalho. Essa conquista foi bastante importante para a profissão, criando um espaço para discutir as necessidades específicas de nossa modalidade”.

Eng. cartog. Pedro Luis Faggion, novo coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agrimensura

Na UFPR, é professor titular do Departamento de Geomática, onde leciona as disciplinas de Levantamentos Topográficos e Levantamentos Geodésicos. Faggion é mestre e doutor em ciências geodésicas e, na condição de coordenador das Engenharias, acompanhou a interiorização da Universidade durante a construção dos campi de Jandaia do Sul e Pontal do Paraná. Atualmente, no Crea, Faggion representa a regional do Paraná da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos (Abec-PR). Como coordenador nacional da CCEAGRI, visa consolidar cada vez mais a modalidade e a efetivar as propostas para a melhoria na fiscalização. Veja abaixo a entrevista concedida por Faggion ao site do Confea:

Site do Confea: É durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea que os fóruns consultivos definem o plano de trabalho anual. Quais assuntos foram priorizados para serem discutidos e materializados em propostas até o fim de 2023?

Nas discussões para a elaboração do plano de trabalho, foram priorizados, para os encontros de 2023, temas relacionados aos impactos do Projeto de Lei PL 1.024/2020, que dispõe sobre a alteração da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966; à Resolução nº 1.121, de 13 de dezembro de 2019, que trata do registro da pessoa jurídica; a proposta de fiscalização em obras que apresentam riscos sociais e proteção à vida (neste tópico a nossa modalidade tem muito a fazer na regularização de moradias em áreas de risco); a propostas sobre a aplicação do acervo técnico operacional; entre outros temas importantes. Além disso, precisamos trabalhar e acompanhar as deliberações e demandas dos anos anteriores, principalmente as ligadas à utilização de drones para mapeamento, ao monitoramento geodésico e topográfico de barragens, à utilização de batimetria para acompanhar o comportamento de reservatórios, entre outros.

Site do Confea: O Sistema tem fortalecido seu capital político intensamente, como foi o amplo diálogo com os mais de cem parlamentares, ministros e vice-presidente da República, no Encontro de Líderes. Quais os planos para ampliar o diálogo com o governo e o Congresso Nacional e, assim, contribuir para a construção de políticas públicas efetivas? 

Discutimos bastante no Encontro de Líderes sobre a participação da modalidade de Agrimensura na agenda parlamentar. Projetos de lei como a alteração da Lei 5.194 demandam grande atenção. Também precisamos colocar o Sistema Confea/Crea e Mútua à disposição dos parlamentares para contribuir com a elaboração das leis que afetam nosso Sistema, e com isso melhorar cada vez mais a fiscalização da atividade profissional e, consequentemente, proteger a sociedade.

Site do Confea: A alteração da Lei nº 5.194/1966, que dispõe sobre a fiscalização do exercício das profissões do Sistema, está na pauta do Legislativo. Como o fórum consultivo planeja atuar em relação ao PL 1.024/2020?

Está no Plano de Trabalho da CCEAGRI a apresentação de manifestação sobre os impactos do Projeto de Lei 1.024/2020, que dispõe sobre a alteração da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Este projeto trata de alteração das regras de registro profissional de engenheiros e firmas nos Conselhos Regionais para facilitar a contratação de estrangeiros, entre outros temas. Trata-se de uma discussão uniforme entre todas as modalidades do Sistema. Nós, da CCEAGRI, estaremos sempre presentes e participando das tratativas do Conselho para que essa lei seja benéfica ao Sistema e melhore cada vez mais os nossos mecanismos de fiscalização.

Site do Confea: O Sistema Confea/Crea é parceiro de grandes fóruns internacionais, entre eles, a Organização das Nações Unidas (ONU). Como contribuir para o cumprimento da Agenda 2030, considerando que as profissões abrangidas pelo Conselho estão diretamente ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Ações relativas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão incluídos no Planejamento Estratégico, logo no plano de trabalho, tanto do Conselho Federal quanto dos regionais. A Engenharia participa de todo o desenvolvimento, rural e urbano e os profissionais ligados à CCEAGRI são os primeiros a chegar e os últimos a sair na construção de usinas hidrelétrica, de prédios, de saneamento básico, entre outros.

Como já foi dito este tema está no Plano de Trabalho da CCEAGRI, e será debatido nos encontros que ocorrerão durante este ano.
Um exemplo da importância deste tema ocorre no Crea-PR, que criou o Comitê de Responsabilidade Socioambiental Corporativa – CRSC que, formado por funcionários, é responsável por organizar essas ações entre todos os colaboradores e parceiros, e estimular a sua participação, mostrando a importância de cada objetivo que estiver vinculado às campanhas.

Site do Confea: Ampliar a participação feminina na Engenharia, Agronomia e Geociências e nos cargos de liderança é uma meta prioritária do Sistema. Neste ano, dos 24 coordenadores eleitos, quatro são mulheres e elas ocupam o posto de adjuntas. Como contribuir na promoção da igualdade de gênero e, assim, construir uma sociedade mais justa, livre e solidária?

Nossa modalidade está muito ligada ao tema, mesmo porque os cursos de Engenharia Cartográfica, Engenharia de Agrimensura e Geografia têm um grande ingresso de mulheres. Para se ter uma ideia, a participação das mulheres no curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura da UFPR chega a 50% dos alunos.

Na Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos (Abec-PR), já tivemos mulheres na presidência, na vice-presidência e atualmente participando da diretoria.

Site do Confea: Qual legado pretende deixar para os profissionais e para o Sistema a partir do trabalho desenvolvido neste ano?

Como primeiro engenheiro cartógrafo a coordenar a CCEAGRI, pretendo, com a experiência que adquiri participando das discussões do sistema desde 2006, fundamentar minhas ações na consolidação cada vez maior da nossa modalidade de Agrimensura e melhorar cada vez mais o sistema de fiscalização da atividade profissional, e com isso, proteger a sociedade.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida, Alex Nogueira, Marck Castro, Thiago Zion, Yago Brito