Confea presente no 4º Fórum de Sustentabilidade Ashrae Brasil Chapter

Brasília, 15 de dezembro de 2023.

Com apoio do Confea, a Ashrae Brasil Chapter promove o 4º Fórum de Sustentabilidade, nesta sexta-feira (15/12), no Crea de São Paulo. O evento debate soluções inovadoras e descarbonização para edificações verdes e eficientes a fim de fomentar a educação da sociedade e proporcionar um espaço para troca de conhecimentos técnicos e experiências.

ESG, avaliação de ciclo de vida global do carbono, novo paradigma para o ambiente construtivo, energia e pilares da descarbonização são alguns temas apresentados por engenheiros especializados e certificados.

Engenheiros, pesquisadores, gestores e empresários participam dos debates no auditório do Crea-SP

A Ashrae aposta na realização do evento, acreditando que a adoção de edificações sustentáveis traz uma série de benefícios significativos para a sociedade e o meio ambiente. Além de reduzir o consumo de recursos naturais finitos e diminuir a poluição, essas práticas também proporcionam ambientes internos mais saudáveis e confortáveis para os ocupantes. Adicionalmente, a transformação da construção civil em direção à sustentabilidade cria um mercado promissor para novas tecnologias e soluções inovadoras, gerando oportunidades de emprego e impulsionando o desenvolvimento econômico do país.

O Confea integra o fórum com estande onde são distribuídas publicações sobre código de ética, legislação profissional e equidade de gênero. À direita, conselheiro eleito para o plenário do Confea, eng. prod. Daniel Robles

 

Parceria entre Confea e Ashrae

Fundada em 1894, a Ashrae é uma sociedade global que promove o bem-estar humano por meio de tecnologias sustentáveis para o ambiente construído. A sociedade e seus 57 mil membros de mais de 130 nações atuam nas áreas de edificações, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração e sustentabilidade dentro da indústria. Isso se dá por meio de redação de normas técnicas, realização de pesquisas, publicações e educação continuada.

Em fevereiro passado, o Confea e a Ashrae firmaram convênio para disseminar conteúdo técnico voltado para o desenvolvimento de profissionais na área de construção sustentável de edificações, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração, aquecimento e ventilação mecânica. A parceria prevê ainda estudos para que o Conselho Federal possa anotar a certificação da Ashrae no registro profissional, como explicou o presidente eng. civ. Joel Krüger no momento da assinatura do convênio. “A Ashrae é referência na área de normalização sobre essa temática”, disse, lembrando que o diálogo entre as duas instituições foi intensificado nos últimos meses.

Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Ashrae