Faleceu o engenheiro Carlos Alberto Mensitieri

 

Brasília, 27 de julho de 2023. 

Faleceu na manhã desta quinta-feira (27) o eng. agrimensor, civil e de segurança do trabalho Carlos Alberto Mensitieri, registrado no Crea-BA desde 1984, responsável pela implantação da Inspetoria do Crea-BA em Teixeira de Freitas, na gestão do então presidente do Conselho, arq. Affonso Baqueiro.

Em junho de 2022, o presidente Joseval Carqueija já havia homenageado o profissional por sua importância para o Crea na Bahia e para a sociedade do extremo sul com uma Moção de Aplauso e Reconhecimento, destacando suas múltiplas formações profissionais (jornalista, advogado e escritor).

O presidente destacou que “Carlos não apenas foi o responsável pela fundação da inspetoria como cedeu espaço para seu funcionamento e bancou diversas despesas da mesma durante um ano, tamanho seu entusiasmo pela profissão. Ele acreditou no desenvolvimento de Teixeira, quando aqui chegou em 1984 sendo, inclusive, responsável por confeccionar os mapas urbano e rural do então maior povoado do mundo, no intuito de ajudar a emancipação de Teixeira, o que ocorreu em 09 de maio de 1985”.

Este ano, após indicação do Crea-BA, o plenário do Confea aprovou o nome de Carlos Alberto Mensitieri para receber a Láurea ao Mérito (Medalha) durante 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea),  em Gramado, de 8 a 11 de agosto. “Carlos merece todas as homenagens possíveis pela sua trajetória como profissional e ser humano. Ele não receberá esta em vida, mas ficará registrado o reconhecimento não apenas da Bahia, mais também do Brasil a quem ele foi”, ressaltou o presidente.  A conselheira federal pela Bahia, Michele Costa, também destacou a contribuição de Mensitieri, “comemoramos muito a aprovação do nome dele para receber a maior honraria do Sistema este ano, e ele estava entusiasmado em recebê-la. É um momento de tristeza, mas de pensarmos em tudo que ele fez para a sociedade em vida”, destacou Michele.

Também escritor, Carlos Mensitieri era membro efetivo e fundador da Academia Teixeirense Letras, fazia parte também de instituições como Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), Academia Capixaba de Letras e Artes dos Poetas Trovadores (ACLAPT), Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri (IHGM), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Augustíssima Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.

O Crea-BA ainda não tem informações sobre o sepultamento do profissional.

 

 

Presidente Joseval Carqueija, Carlos recebendo Moção de Aplauso e Reconhecimento, a diretora do Crea-BA Aline Marcelo, e a inspetora chefe de Teixeira de Freitas, Luiza Sampaio, em junho de 2022.

 

Fonte: Crea-BA