Ibape-PI celebra sucesso do 1º Congresso de Inspeção Predial

Mesa de abertura do 1º Congresso de Inspeção Predial, promovido pelo Ibape-PI em Teresina
Mesa de abertura do 1º Congresso de Inspeção Predial, promovido pelo Ibape-PI em Teresina

Brasília, 19 de dezembro de 2022.

Com a expectativa de uma participação de até 100 pessoas no primeiro dia e de 80 no segundo dia, no último sábado (17/12), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do estado do Piauí (Ibape-PI) faz um balanço positivo da realização do 1º Congresso de Inspeção Predial, apoiado pelo Confea por meio de patrocínio de R$ 20 mil. Com apresentações presenciais e online, a programação poderá ter continuidade em breve, com a realização de mais dois eventos possivelmente também apoiados pelo Confea.

“Tivemos cerca de 30% estudantes. Todos ficaram encantados com a programação e o nível das palestras e dos minicursos. Já estamos vendo a possibilidade de realizarmos mais dos eventos, inclusive um seminário, também com patrocínio do Confea. Logo logo, nós vamos apresentar outros dois projetos, um na área de inspeção predial e outro na área de avaliação”, descreve a presidente da entidade, eng. civ. Mércia Bezerra, agradecendo o apoio do Confea, por meio de um estande que atraiu muitos participantes, presentes ao Hotel Uchoa, nos dois dias do evento.

Responsável pela palestra magna e minicurso, eng. civ. Flávia Zoéga; presidente do Ibape-PI, eng. civ. Mércia Teixeira, e diretor financeiro do Ibape-PI, João de Deus Sousa
Responsável pela palestra magna e minicurso, eng. civ. Flávia Zoéga; presidente do Ibape-PI, eng. civ. Mércia Bezerra, e diretor financeiro do Ibape-PI, João de Deus Sousa


Segundo Mércia, a programação muito boa, o que levou até a “estourar” o tempo no primeiro dia do evento, em que destaca a participação da eng. civ. Flávia Zoéga, responsável pela palestra magna “Diferença entre Inspeção Predial e Perícia de Engenharia na Construção Civil”. O minicurso de Flávia sobre inspeção predial também atraiu o público. “Muitas pessoas confundem e ela apresentou o tema desde a palestra inicial dela. E é isso o que a gente quer passar para o inspetor predial com esses nossos congressos. Já no pré-congresso, dia 15, foi assim para chamar os jovens engenheiros com o Crea-JR, no auditório do regional, com o engenheiro Daniel Brito, sobre as patologias que acontecem em uma inspeção predial”. 

A Perícia Judicial no Código de Processo Civil foi o tema da palestra do engenheiro agrônomo Carlos Augusto Arantes, do Ibape-RS
A Perícia Judicial no Código de Processo Civil foi o tema da palestra do engenheiro agrônomo Carlos Augusto Arantes, do Ibape-RS


Ela também destaca a palestra do engenheiro agrônomo Carlos Augusto Arantes, do Ibape-RS, sobre “A Perícia Judicial no Código de Processo Civil”. Mércia considera que o palestrante “realmente encantou a gente, falando com muita segurança sobre a questão judicial, como você se conduz para ser um bom perito”, diz, destacando também a palestra do eng. civ. Joao da Costa Pantoja sobre “Modelos de desempenho como principal ferramenta de planejamento para proprietários, síndicos e gestores de empreendimentos”. “Ele foi o único que fez uma apresentação virtual em que fez uma descrição das edificações com mais de 30 anos, alertando para ter as manutenções permanentes”.

Palestrantes locais
Os palestrantes locais também foram destacados pela organizadora do Congresso. Mércia se refere às palestras “A importância das Normas Regulamentadoras na Inspeção Predial”, do eng. mec. Marco Antonio Brito; “Diretrizes da Lei de Inspeção Predial de Teresina 5.489/2020”, do eng. civ. Pedro Marques; “Inspeção em sistemas de proteção contra descargas atmosféricas”, do eng. eletric. Marcelo Helvécio; e “Inspeção Predial Utilizando Drones”, do eng. agrim. Matheus Barbosa.

Palestra do engenheiro civil Pedro Marques sobre a Lei de Inspeção Predial de Teresina
Palestra do engenheiro civil Pedro Marques sobre a Lei de Inspeção Predial de Teresina


“Nossos palestrantes também são muito bons, explicando a Lei de Inspeção Predial de Teresina, que ainda não está habilitada, mas que a gente está batalhando, inclusive para replicá-la em outras cidades do interior do Estado. As entidades de classe com o Crea batalharam pela criação da lei. Então, temos que regulamentar. O perito Marcos Antonio Brito passou uma mensagem muito boa sobre como os profissionais podem buscar e ter segurança para ser perito. Pedro Marques abordou a lei. O último foi o Matheus, sobre a utilização do drone na inspeção predial, uma ferramenta essencial”, descreve Mércia.

Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração de Dinismary Cardoso (GCO)