Soea Connect será realizada de 15 a 17 de setembro

Brasília, 18 de março de 2021.

Soea_logo.jpeg

Na quarta-feira (17),  aconteceu a primeira reunião da Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (ConSoea), em que foi aprovada a realização da Semana Oficial da Engenharia e  da Agronomia (Soea) Connect, de 15 a 17 de setembro de 2021.  “Diante do grave quadro da pandemia e pelo ritmo da vacinação não haverá a Soea presencial e, sim, uma versão virtual, a Soea Connect”, anunciou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.  “Esperamos que em 2022 possamos receber o público da Soea em Goiânia”, disse o presidente do Crea-GO e anfitrião, eng. civ. Lamartine Moreira Junior.

A secretária-executiva da Soea, analista Silvia Girardi, que nesta reunião foi reconduzida ao cargo junto com o assistente, Marcos Farias, fez a apresentação da Soea Connect. A plataforma apresenta inovações em que a realidade presencial é retratada de maneira virtual, usando a tecnologia em ambientes 3D navegáveis e interativos. “Os conteúdos podem ser transmitidos em tempo real do estúdio, da casa do palestrante ou podem ser gravados”, exemplificou a secretária-executiva. “Para a ExpoSoea, os estandes terão navegação 360°, além de permitir acesso a materiais institucionais, vídeos e interações com os participantes”, detalhou. 

Presidente Joel durante reunião da ConSoea

Girardi destacou ainda que, ao final do evento, a plataforma apresenta o relatório do participante com dados que permitem fazer uma análise do perfil de maneira qualitativa a partir das escolhas de participação durante o evento. “Essas métricas poderão servir inclusive para embasar as políticas de comunicação”, sinalizou a analista. A representante das Coordenadorias Nacionais de Comissões de Ética (CNCEs), eng. civ. Carmem Eleonôra Cavalcanti Amorim Soares, comentou sobre sua trajetória em diversas Soeas e como é inovadora a proposta. “Estamos tendo a oportunidade de reunir ainda mais pessoas nos debates em torno da engenharia, mas defendo que a gente invista em campanha para atrair nosso público para a Soea Connect”, disse Eleonora.

Contecc 
Em relação ao Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), a ideia é que os trabalhos sejam disponibilizados em formato de galeria de acordo com a modalidade, inclusive com salas virtuais para as apresentações orais. O coordenador da Comissão Temática Contecc, conselheiro federal eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha,  informou que existem mais de 200 trabalhos inscritos, ainda da 77ª Soea, prevista para 2020, mas que não aconteceu em virtude da pandemia de covid-19. “A ideia é aprovarmos um calendário para que outros trabalhos sejam apresentados para a Soea Connect”, informou. Bitencourt, que também é chanceler da Comissão do Mérito, informou que na segunda-feira (22) haverá reunião da Comissão na qual serão discutidas questões relativas à cerimônia do Mérito e entregas das homenagens. 

CNP
Ainda durante a reunião da ConSoea, ficou definida que a programação contemplará além de palestras, minicursos, painéis e reuniões, workshop para o 11° Congresso Nacional de Profissionais (CNP), previsto para o último dia de evento. Há alguns anos já se discute a necessidade de o CNP ser um processo constante de discussão, inclusive no interstício entre as edições. Para tanto, a realização desse workshop durante a Soea Connect servirá como uma prévia dos debates para o Congresso que será realizado em 2022 e é composto por parte do público da Soea. 
Vale lembrar que as deliberações da ConSoea seguem para apreciação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), para, em seguida, serem pautadas no Plenário.

Confira o calendário de reuniões da ConSoea:

A ConSoea é coordenada pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; pelo coordenador adjunto e presidente do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira Junior; pelo coordenador da Cais, eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho; pelo chanceler da Comissão do Mérito, eng. eletric. Jorge Bitencourt; pelo representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. eletric. Auro Doyle Sampaio; e pela representante das CNCEs, eng. civ. Carmem Eleonôra Cavalcanti Amorim Soares. 
 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea