Jornada de Inovação destaca validação e prototipação de soluções

Brasília, 28 de janeiro de 2026.

Com o tema “Validação, produtos e prototipação”, a Jornada de Inovação e Formação de Liderança do Sistema Confea/Crea recebeu o multiempreendedor, educador, investidor, palestrante e mentor Emmanuel Xavier nesta terça-feira (27). Com background em deep tech e inovação, Emmanuel é mestre em engenharia da computação, cofundador da Creative Pack, sócio da Biztrip e atua em diferentes setores da economia, conectando ideias, negócios e soluções inovadoras.

Na abertura da live gratuita para profissionais do Sistema, a assessora da Presidência do Confea responsável pela liderança do Confea-X, Luana Matos, chamou atenção do público para a iniciativa do Conselho voltada para construção de soluções inovadoras. “Essa jornada nasceu do entendimento de que inovar no Sistema Confea/Crea e Múta exige escuta, método, colaboração e, principalmente, capacidade de transformar boas ideias em soluções reais. O encontro de hoje marca um ponto de virada nessa jornada. Se nos anteriores falamos de visão, contexto e tomada de decisão; agora o foco é outro: como testar, validar e estruturar soluções que façam sentido na prática. Falar de validação, produtos e prototipação é falar de reduzir riscos, aprender mais rápido e construir soluções conectadas com problemas reais dos profissionais”, explicou Luana.

Nessa linha, o palestrante Emmanuel Xavier destacou a relevância das empresas se atentarem para a dinâmica do mercado, levando em conta a nova economia, conhecida também como a era da publicação eletrônica em que a compra é baseada em avaliação e opinião e não apenas em propagandas, como na velha economia. “Conforme estudo sobre os 20 principais motivos pelos quais as startups fracassam, 42% das empresas quebram porque não são capazes de atender alguma necessidade real de alguém; ou seja, muito provavelmente elas não conseguem fazer uma boa leitura dessa mudança entre a velha e a nova economia, onde as pessoas querem ter suas preferências atendidas”, salientou o especialista.

Por isso, a validação tem ganhado espaço no contexto atual em que a inovação objetiva entregar unidades de valor novas e inesperadas para as pessoas, seja resolvendo problemas, anestesiando dores ou gerando ganhos. “A validação é o trunfo das empresas, profissionais e empreendedores inovadores”, afirmou.

Validar um negócio ou produto significa testar suas hipóteses e crenças sobre geração e entrega de valor com clientes reais, segundo o especialista: “As maneiras mais comuns de validação são entrevistar potenciais clientes, apresentar protótipos e testar monetização”. Ao validar dores, oportunidades, proposta de valor ou modelo de negócios, aprende-se sobre o mercado e suas necessidades. Além disso, economiza-se dinheiro, tempo e energia evitando construir um produto ou serviço final que não atende a nenhuma necessidade de mercado.  

Já a prototipação é o mecanismo utilizado durante a validação de produtos e negócios para confirmar se as hipóteses dos empresários e profissionais refletem a realidade do mercado. “O expoente máximo da prototipação é o Produto Mínimo Viável, cujo objetivo é validar a solução e a monetização, ou seja, ajudar o empreendedor a aprender o mais rápido possível qual o produto ideal para seu cliente. O ponto mais importante é se ele entrega valor ou não”, definiu Xavier.

Ao final, o especialista motivou os empreendedores e profissionais a “escutarem as pessoas antes de lançar um novo produto” e a terem um propósito inabalável como forma de enfrentar o ambiente VUCA, caraterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. “Nosso convite aqui é que você, profissional do Sistema Confea/Crea, encontre um propósito que seja inabalável o suficiente para você enfrentar esse ambiente VUCA, arriscar-se, mas também ter recompensas grandes em um legado histórico”, concluiu Xavier. 


Leia mais: 
Confea lança jornada de inovação e formação de lideranças 

Confea-X discute novas realidades do mercado profissional 

Jornada de Inovação traz reflexão sobre impacto, propósito e tecnologia 

Escuta como base para ações futuras: participe do Confea-X

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea