
Engenheiro Eletricista-Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1973; Especialista em Metodologia do Ensino Técnico da UFPB, em 1991; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp), em 2011
Nascimento: João Pessoa (PB), 30 de junho de 1947
Falecimento: João Pessoa (PB), 14 de abril de 2023
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB)
Natural de uma família muito humilde, Luiz Carlos Carvalho de Oliveira destacou-se desde cedo nas disciplinas da área de exatas. Aprovado em seu primeiro vestibular, conciliava os estudos com aulas particulares de matemática e física, que ministrava a vestibulandos da época — muitos dos quais se tornaram médicos, engenheiros e professores universitários.
Inicialmente ingressou no curso de Engenharia Civil, mas foi inspirado por um professor indiano a migrar para a Engenharia Elétrica, área na qual encontrou sua verdadeira vocação. Durante toda a graduação, foi monitor de física e participou de diversos projetos, consolidando-se como um aluno de destaque.
Sua trajetória profissional foi profundamente marcada pela dedicação à Engenharia Elétrica. Atuou por muitos anos na antiga Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa), onde participou da implantação de todo o sistema de transmissão da empresa. Um dos marcos de sua carreira foi sua contribuição no projeto da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008. Com mais de 8.500 m² de área construída, o complexo tem como missão democratizar o acesso à cultura, ciência, tecnologia e arte.
Comprometido com a formação de novos profissionais, Oliveira lecionou no curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube) e nos cursos de Eletrotécnica e Eletrônica do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB). Também promoveu cursos técnicos de eletricidade voltados à capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade, além de oferecer, voluntariamente, aulas de física e matemática para vestibulandos de baixa renda.
No âmbito institucional, foi conselheiro regional do Crea Paraíba e atuou como representante do Clube de Engenharia da Paraíba e do Sindicato dos Engenheiros no Estado da Paraíba, além de presidir a Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas (Abee-PB) e o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Energisa Paraíba (CCEP).
Durante 17 anos, participou ativamente do Comitê Coordenador de Operação Norte-Nordeste (CCON), integrando fóruns técnicos estratégicos como o Grupo de Trabalho de Proteção Elétrica (GTP), o Grupo de Análise e Estudos de Sistema Elétrico (GTA), o Grupo de Trabalho de Operação de Sistema Elétrico (GTS) e o Subcomitê da Operação do Sistema Elétrico do Norte-Nordeste. De acordo com o colega de turma na universidade e também conselheiro do Crea Paraíba na mesma época, Antonio da Cunha, mais conhecido apenas como Cunha, Luiz Carlos sempre foi uma pessoa muito querida, divertida, tendo como marca maior no trabalho o perfeccionismo.
Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, Luiz Carlos Carvalho de Oliveira atuou como consultor sênior em projetos elétricos, estudos, manutenção e operação de sistemas, bem como em normatização de processos relacionados à segurança do trabalho, com ênfase na aplicação da NR-10.
Com uma trajetória marcada pela excelência técnica, pelo compromisso inabalável com a educação e pela dedicação exemplar à Engenharia Elétrica, Luiz Carlos Carvalho de Oliveira deixou uma contribuição inestimável para o desenvolvimento da Paraíba e do Brasil. Seja na implantação de importantes sistemas de eletrificação, na formação de profissionais ou na participação ativa em entidades e fóruns técnicos, sua atuação transformou realidades e inspirou gerações. Em reconhecimento a esse legado ímpar, o Sistema Confea/Crea presta-lhe uma justa e merecida homenagem com a concessão das Honrarias do Mérito, a mais alta distinção reservada aos profissionais que dignificam e engrandecem a Engenharia brasileira.
