Presidente Joel Krüger é recebido pelo governador de Roraima

Presidente do Confea, Joel Krüger, ao lado do governador Antonio Denarium: perspectivas técnicas para Roraima
Presidente do Confea, Joel Krüger, ao lado do governador Antonio Denarium: perspectivas técnicas para Roraima

Brasília, 14 de maio de 2021.

Em visita a Boa Vista, nesta sexta (14), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, acompanhado do presidente do Crea-RR, eng. civ. Neovânio Lima, foi recebido pelo governador do Estado, Antonio Denarium, e pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Edilson Damião, para a apresentação de um plano de trabalho para a área de engenharia com foco no desenvolvimento do Estado. Acompanharam a agenda ampla o diretor da Mútua (RR) Wolney Parente e a ouvidora do Confea, Adriane Chandelier, além de diretores e conselheiros do Regional.

Joel também assinou convênio com a prefeitura de Boa Vista, visitou a Câmara de Vereadores, a Assembleia do Estado, o Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianeli, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). Outros objetivos da viagem foram acompanhar a obra de construção da nova sede do Regional, que tem conclusão prevista para o mês de novembro, e participar do lançamento do Programa Mulher do Crea-RR.

Em entrevista ao programa Quem é Quem, da jornalista Cida Lacerda, na rádio Folha FM, o presidente Joel destacou que a visita objetiva colocar a Engenharia, a Agronomia e as Geociências à disposição da sociedade de Boa Vista e do Estado. “Para a gente discutir e melhorar a qualidade de vida das pessoas”. 
Joel afirmou que o Crea-RR precisa de instalações mais adequadas. “A obra da sede do Crea será muito bonita e atenderá os profissionais com qualidade. Também conversamos com o parlamento estadual e municipal e os executivos municipal e estadual, fortalecendo parcerias para atuação conjunta, unindo o lado político com o conhecimento técnico para que as leis e decisões sejam melhor qualificadas para que as soluções atendam os interesses da população”.

Comitiva do Crea-RR e do Confea, recebida pela segunda secretária da Assembleia Legislativa de Roraima, deputada Aurelina Medeiros
Comitiva do Crea-RR e do Confea, recebida pela segunda secretária da Assembleia Legislativa de Roraima, deputada Aurelina Medeiros (Pode-RR)


Papel das profissões
“As nossas profissões são de interesse humano e social. Queremos atender os interesses da população em geral, oferecendo serviços e produtos de qualidade.  Discutimos o dia a dia da vida da população, prevendo investimentos em saneamento, em lazer, em educação. Essa discussão com a Câmara de Vereadores, a Assembleia Legislativa e com os Executivos é fundamental para que a gente possa levar a opinião técnica, unindo a nossa opinião com o gestor que tem a legitimidade política para que a nossa sinergia beneficie toda a população”, ressaltou.

Engenharia e pandemia
Questionado sobre a atuação da Engenharia durante a pandemia, Joel afirmou que as pessoas também precisaram da Engenharia e da Agronomia para enfrentar. “Nesse momento, estamos na rádio. Isso é engenharia atuando. Nos hospitais, os leitos de UTI demandam a equipe médica e os equipamentos médicos, instalados e mantidos por engenheiros porque são equipamentos altamente sofisticados. A engenharia ambiental, o ar condicionado dos ambientes, as nossas profissões estão no dia a dia da sociedade e a nossa parceria é fundamental para atender o interesse social e humano das nossas profissões”, disse, ressaltando que essa atuação da Engenharia, da Agronomia e das Geociências “é um trabalho de tanta rotina, que nem sempre é percebido”.

Presidentes Neovânio Lima e Joel Krüger em visita à Rádio Folha, em Boa Vista: atividades e parcerias
Presidentes Neovânio Lima e Joel Krüger em visita à Rádio Folha, em Boa Vista: atividades e parcerias


Joel abordou também as dificuldades enfrentadas diante da necessidade de vacinação e de recuperação da economia. “Os indicadores ainda requerem muitos cuidados. Por outro lado, os profissionais e empresas de engenharia estão sofrendo como todas as categorias, com desemprego, com paralisação de atividades. Estamos enfrentando a alta dos insumos da construção civil, o que pode atrapalhar o desenvolvimento da construção civil, nos próximos anos. Se ela entra em crise, o número de empregos diminui. Estamos sofrendo consequências da pandemia. Os insumos aumentaram, cimento, aço, ferro, materiais hidráulicos. A indústria não está conseguindo atender na velocidade. E a segunda preocupação é qual é o futuro sem a pandemia. Nosso setor precisa de um horizonte mais estável, mais seguro”, destacou.

Já o presidente do Crea-RR, Neovânio Lima, ponderou que o setor tem crescido no Estado. “Estamos tendo um aumento da atuação dos engenheiros na construção civil, na manutenção, recuperação. Houve um aumento significativo da venda, apesar de os custos terem aumentado”.

Em relação à dificuldade das aulas durante a pandemia, Joel, que é professor da PUC-PR, considerou que os professores e alunos estavam no paradigma de um curso presencial. “E os problemas começam com a infraestrutura, ter um computador, uma internet de qualidade. Irmãos com aulas simultâneas, os pais trabalhando. Isso criou uma série de dificuldades. Professores tinham que trabalhar seus materiais, e a metodologia diferente, fomos aprendendo aos poucos. Conseguimos ir razoavelmente bem, mas foi um desafio grande. Mas esse legado vai ficar”, destacou.

Percepção do Estado
Em sua primeira visita a Roraima, presidente do Confea considera que se trata de um Estado novo com localização estratégica para o Brasil, próximo de grandes mercados. “Vocês têm uma capacidade grande, mas é preciso saber como explorar as reservas minerais, a questão florestal. Inclusive estamos esclarecendo bastante a sociedade sobre o manejo florestal. Se você não retirar nenhuma árvore, você pode destruir a floresta. São áreas em que o estado de Roraima pode crescer muito”, comentou, mostrando-se “encantado com o sistema viário, as avenidas largas” e parabenizando pela beleza da cidade de Boa Vista. “Tenho certeza de que o Estado será ainda mais importante. Precisamos envolver a integração de energia nacional, mas isso está sendo feito”.

Papel do Sistema
Joel destacou que o Confea representa 1 milhão de profissionais e 250 mil empresas de engenharia, e que as visitas aos Creas visam fortalecer as parcerias, por meio do Regional. “O presidente Neovânio e o Crea são grandes parceiros do Federal”. Comentou que os engenheiros têm excelentes perspectivas no país. “Se a gente olhar para as nossas cidades, os seus grandes problemas precisam da engenharia”, comentou.
Por sua vez, o presidente do Crea-RR considerou que a vinda do presidente Joel é fundamental para a promoção de parcerias. “Ele tem um trabalho forte com a Frente Parlamentar da Engenharia e essa simbiose precisa ser feita com os estados e municípios. O Confea precisa trazer seu conhecimento para atender às demandas da Câmara e da Assembleia”. 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Folha BV e da Folha FM