Abenge e Febrageo vão coordenar o Colégio de Entidades Nacionais (Cden)

Brasília, 03 de março de 2022.

 

Coordenador do Cden, Vanderli Fava de Oliveira, e o coordenador-adjunto, Abdel M. H. Hach


Durante o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, o eng. civ. Vanderli  Fava de Oliveira (Associação Brasileira de Educação em Engenharia - Abenge) e geol. Abdel M. H. Hach (Federação Brasileira de Geólogos - Febrageo), foram eleitos, por aclamação, coordenador e adjunto, respectivamente, do Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

Já no primeiro dia de reunião foram eleitas as representantes do colegiado para o Comitê Gestor do Programa Mulher, sendo elas a vice-presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas, Gizele Gadotti, e a vice-presidente da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (Fneas), Antônia Tatiana Pinheiro do Nascimento. 

Na ocasião, Gadotti informou que já tem em mãos um plano de trabalho a fim de ampliar a participação feminina no colegiado. “Temos como objetivo fomentar dentro das entidades para que se divulgue as engenheiras pioneiras, para que essa memória não se perca”, disse Gadotti. “Em 2018, na Abenge, criamos a 1ª Edição do Prêmio Edwiges Hom'meil, que homenageou as diretoras pioneiras da Abenge, do CNPq e das Escolas de Engenharia Centenárias”, comentou o coordenador do Cden. Edwiges Maria Becker Hom’meil foi a primeira engenheira formada no Brasil, em março de 1917, na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ainda sobre as homenagens, Gizele lembrou que cabe ao colegiado organizar o dia 23 de junho, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, e que em 2021 foi realizada uma live que mobilizou muita gente.  

No decorrer dos três dias de trabalho, os participantes definiram o plano de trabalho e o calendário.  Entre as propostas aprovadas está a que sugere a criação do Grupo de Trabalho do Clima (GT-Clima), sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Meteorologia (Sbmet), no âmbito do Sistema Confea/Crea e Mútua. De acordo o representante da Sociedade, Lúcio Souza, é preciso que o Sistema atue nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 13 - Ação contra mudança Global do Clima)
Segundo os integrantes do Cden, “tragédias como as da Bahia, Minas Gerais e agora Petrópolis demandam um envolvimento do Sistema”.

Em relação ao plano de trabalho, estão previstos esforços junto ao Confea para assegurar o resgate de um percentual da ART para as entidades de classe. O Cden e o Colégio de Entidades Regionais (Cder) farão gestão junto à assessoria parlamentar do Confea para a volta do repasse às entidades de classe, conforme previsto pelo Projeto de Lei 617/2019.

Pela proposta, até 16% da receita líquida obtida pelos conselhos regionais com a cobrança da taxa de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e com a contribuição dos associados poderá ser destinada a entidades de classe de engenheiros e engenheiros agrônomos.

De acordo com o plano de trabalho, para 2022, o Cden quer buscar maior interação com a Assessoria Parlamentar e a Assessoria Jurídica no que diz respeito a outros conselhos profissionais, sempre defendendo a atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua, em especial junto ao Conselho Federal de Técnicos (CFT), Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) e Conselho Federal de Biologia (CFBio).

Na visita do presidente do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira Jr., foi informado que o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes), eng. eletric. e de seg. trab. Fernando José Corrêa Lima Filho, e o diretor regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), eng. eletric. e de seg. trab. Milton Alves Ribeiro, serão os representantes do Cden na Comissão Organizadora da 77ª Soea (ConSoea). 

EL_Cden
Integrantes do Cden


O Cden volta a se reunir presencialmente, de 01 a 03 de junho, em Gramado (RS). A terceira reunião será durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em outubro, e, para concluir, a quarta reunião será em Campo Grande (MS) de 07 a 09 de dezembro. Também estão programadas reuniões virtuais para abril, agosto e novembro.

Sobre o Cden
O Cden é um fórum consultivo do Confea constituído por 23 entidades nacionais representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema Confea/Crea e credenciadas junto ao Confea. 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea